Não sei vocês, mas quando vejo um "baseado em fatos reais" no comecinho de algum filme ou série já dá um gostinho a mais de assistir o que vem em seguida. Afinal, quem não fica curioso em saber se a história já ocorreu mesmo ou é uma criação completa da cabeça do autor? Acredito que a pelo menos uma grande parte das pessoas (na qual estou inclusa), se interessa um pouquinho mais por um fato só por saber que aquilo ocorreu - e é interessante o suficiente para se tornar um filme. Foi com esse pensamento que criamos a lista abaixo, que traz filmes baseados em fatos reais e que estão disponíveis na Amazon Prime Video. Entre as obras, dá para encontrar drama, romance, ação e até uma pitadinha de comédia.

Filmes baseados em fatos reais na Amazon Prime Video

Que tal conferir a nossa lista, preparar o lanchinho e aproveitar o dia, tarde ou noite com uma produção baseada em fatos reais? Não esquece de nos contar depois o que achou das obras e, se tem algum filme que deveria estar na lista e esquecemos, conta pra gente!

Treze Vidas - O Resgate

O filme narra a história real do esforço global para resgatar um time de futebol tailandês que ficou preso na caverna Tham Luang durante uma tempestade. Enfrentando um ambiente hostil, uma equipe composta pelos mergulhadores mais habilidosos e experientes do mundo se junta às forças tailandesas e voluntários para tentar resgatar os doze meninos e seu treinador. Com poucas chances e um mundo inteiro assistindo, o grupo vivencia o maior desafio de suas vidas.

» Assista Treze Vidas - O Resgate

Spencer

Spencer é um longa cujo título faz referência ao sobrenome de solteira de Diana. Ambientado nos anos 1990, Diana passa o feriado do Natal com a família real na propriedade de Sandringham, em Norfolk, Reino Unido. Apesar das bebidas, brincadeiras e comidas, Diana já sabe o script da realeza, mas esse final de ano vai ser diferente. Após rumores de traição e de divórcio, a princesa se vê em um impasse quando percebe que seu casamento com Príncipe Charles já não está dando mais certo e nunca dará, já que o príncipe ama somente Camilla Parker Bowles. Mesmo com os dois filhos, ela decide o deixar. Após o pedido, Diana se vê atormentada pelo fantasma da ex-rainha Ana Bolena, também deixada de lado pelo marido. Spencer é apenas uma especulação do que pode ter acontecido durante esses turbulentos dias e noites de paparazzi rodeando sua vida que antecedem o Natal e os seguintes após seu pedido oficial de divórcio.

» Spencer

Spencer

Casa Gucci

Casa Gucci é baseado na história de Patrizia Reggiani, ex-mulher de Maurizio Gucci, membro da família fundadora da marca italiana Gucci. Em 1978, Patrizia é uma jovem mulher que está atrás do ricaço, porém estabanado, Maurizio Gucci, herdeiro da famosa marca de roupas de grife Gucci. Eles acabam se casando e tendo duas filhas, porém com um império para governar e o amor dos dois acabando cada dia mais, Patrizia se vê ameaçada quando seu marido encontra uma amante e pede o divórcio. Mas mesmo ganhando uma pensão milionária, Patrizia se sente ameaçada e conspira para matar o marido em 1995, contratando um matador de aluguel e outras três pessoas, incluindo a terapeuta e melhor amiga. Ela foi considerada culpada e condenada a 29 anos de prisão. Quase 3 décadas de amor, traição, decadência, vingança e assassinato, o filme revela a importância e poder que o nome Gucci carrega e tudo o que a família fez para conseguir esse controle.

» Casa Gucci

Casa Gucci

Caminho da Liberdade

Denunciado por sua esposa em 1939 como um possível espião, Janusz encontra-se em um campo de trabalho da Sibéria. Vivendo em condições brutais, ele está determinado a escapar e uma nevasca lhe fornece a oportunidade perfeita e, junto a um pequeno grupo de prisioneiros, fogem. A fuga, porém, é a parte mais fácil, pois Janusz e seus companheiros têm pela frente uma caminhada de 6.500 quilômetros a pé pelo Himalaia congelado, antes que possam ser verdadeiramente livres.

» Caminho da Liberdade

Caminho da Liberdade

O Milagre de Lourdes

Em 1858, a Virgem Maria apareceu 18 vezes para Bernardette, uma menina de 14 anos, em Lourdes, no sul da França. Muitas pessoas não acreditaram na menina, mas sua inocência, sinceridade e perseverança convenceu a todos.

» O Milagre de Lourdes

O Milagre de Lourdes

Meu Nome é Sara

Baseado em fatos reais, "Meu Nome é Sara" traz para o cinema a vida de Sara Góralnik, uma polonesa, judia, cuja família inteira foi morta pelos nazistas quanto ela tinha apenas 13 anos de idade. Depois de fugir para a Ucrânia, usando a identidade roubada de uma amiga, ela é acolhida por um casal de fazendeiros em uma pequena vila.

» Meu Nome é Sara

Meu Nome é Sara

Minha Querida Anne Frank

Durante a Segunda Guerra Mundial, Miep Gies esconde Anne Frank e sua família do regime de Adolf Hitler. O filme é uma releitura da história da jovem judia que morreu nos campos de concentração nazistas.

» Minha Querida Anne Frank

Minha Querida Anne Frank

Freeheld

Baseado na história real de Laurel Hester e Stacie Andrée e sua luta pela justiça. Laurel, uma policial decorada de Nova Jersey, é diagnosticada com câncer terminal e quer deixar sua pensão ganha por anos para sua parceira doméstica, Stacie. No entanto, os oficiais do condado, que não aprovam o casal homossexual, conspiram para evitá-lo.

» Freeheld

Freeheld

Lizzie

Em 1892, em plena Era Vitoriana Lizzie Borden (Chloë Sevigny) é uma mulher solteira que ainda vive sob a rigidez de seu pai, Andrew (Jamey Sheridan), por mais que tenha atitudes consideradas ousadas para a época. Tal situação vive provocando atritos entre pai e filha, ampliados pelo frágil estado de saúde dela. Menosprezada como filha e como mulher, Lizzie aos poucos se aproxima de Bridget Sullivan (Kristen Stewart), uma jovem criada que trabalha há pouco tempo para a família.

» Lizzie

Lizzie

The United States Vs Billie Holiday

Estados Unidos Vs Billie Holiday acompanha a famosa cantora de jazz Holiday (Andra Day) durante o auge de sua carreira. No entanto, ela se torna alvo do Departamento Federal de Narcóticos com uma operação secreta liderada pelo Agente Federal Jimmy Fletcher (Trevante Rhodes), com quem ela teve um caso tumultuado no passado.

» The United States Vs Billie Holiday

The United States Vs Billie Holiday

Os segredos que guardamos

Tentando reconstruir sua vida pós 2a. Guerra Mundial, Maja vive ao lado de seu marido Lewis, em uma pequena cidade americana. Ela sequestra seu vizinho em busca de vingança pelos crimes de guerra que ela acredita que ele cometeu contra ela. O filme foi inspirado em uma missão real da CIA durante a Guerra Fria.

» Os segredos que guardamos

Os segredos que guardamos

Segredos Oficiais

Em 2003, enquanto políticos da Grã-Bretanha e dos Estados Unidos preparavam a invasão do Iraque, Katharine Gun, tradutora de comunicação do governo britânico, vaza um e-mail confidencial que pedia a espionagem de membros do Conselho de Segurança da ONU a fim de forçá-los a apoiar a guerra. Com sua vida, liberdade e casamento ameaçados, ela fará de tudo para defender aquilo em que acredita.

» Segredos Oficiais

Segredos Oficiais

Suprema

Ruth Bader Ginsburg (Felicity Jones) se formou em direito nas instituições mais prestigiosas do país: Harvard e Columbia, sempre como primeira aluna de sua turma. Mesmo assim, ela enfrentou o machismo dos anos 1950 e 1960 quando tentou encontrar emprego, sendo recusada pelos principais escritórios de advocacia. Na função de professora, ela se especializou em direito relacionado ao gênero, decidindo atacar o Estado norte-americano para derrubar centenas de leis que permitem a discriminação às mulheres.

» Suprema

Suprema

Colette

Colette é uma romancista francesa que sofre com o seu casamento abusivo e com o seu parceiro que tenta ganhar créditos em cima de suas obras de maneira ilegal. Para superá-lo, ela emerge como uma grande escritora no seu país e, consequentemente, como uma candidata para o Prêmio Nobel em Literatura. O filme é baseado na vida da jornalista e escritora Gabrielle Colette.

» Colette

Colette

The Aeronauts

Em 1862, a ousada piloto de balão Amelia Wren (Felicity Jones) se une ao meteorologista James Glaisher (Eddie Redmayne) para promover o conhecimento humano sobre o clima e voar mais alto do que qualquer um na história. Enquanto quebram recordes e avançam nas descobertas científicas, sua viagem até o limite da existência ajuda os pares improváveis ​​a encontrar seu lugar no mundo que deixaram muito abaixo deles. Mas eles enfrentam desafios físicos e emocionais no ar, à medida que a ascensão se torna uma luta pela sobrevivência.

» The Aeronauts