Para quem estava aguardando os smartphones desmontáveis do Google terá que esperar mais um pouquinho. A companhia informou que os aparelhos devem ser lançados somente em 2016.

Através da conta no Twitter, o Projeto Ara, responsável pelos aparelhos desmontáveis, informou a decisão.

"Onde nós estaremos na próxima? Nós procuramos algumas localizações nos EUA", informou nesta segunda-feira (17) a divisão do Google X, os laboratórios de pesquisa e desenvolvimento da empresa. "Quando? 2016", estima. A justificativa é que o smartphone modular enfrentou "uma série de repetições".

O Projeto Ara tem como objetivo disponibilizar peças de smartphones para que os próprios usuários possam montar os seus aparelhos. A ideia é desenvolver um smartphone modular, com componentes individuais, ou módulos, que podem ser facilmente trocados com cada necessidade, e assim, estender o ciclo de vida. Com isso, cada smartphone será personalizado conforme a necessidade do cliente. Caso um goste mais de fotografia, poderá optar por uma câmera de melhor desempenho. Se preferir games, um processador mais potente.

O Google disse que a ideia de construir o próprio aparelho deverá diminuir o tempo de troca. Conforme a empresa, isso acontece a cada dois anos. Através do Projeto Ara, a ideia é que cada usuário possa ficar com um aparelho até seis anos em média.