Você está pensando em tornar sua casa mais inteligente? A TP Link nos enviou os produtos da TAPO para testar, esse kit aqui acredito ser a base para você começar. Os produtos variam de segurança, rede wi-fi mesh até iluminação.

Vou apresentar eles e como estou usando hoje aqui no estúdio e também em minha casa.

Tapo Casa Inteligente

Deixo já o link do site da Tapo para você conferir todos os produtos que eles oferecem.

Tomada Inteligente

Tomada Inteligente Tapo T110
Tomada Inteligente Tapo P110

Um dos produtos que estava curioso para testar é a Tomada inteligente. Esse modelo é o P110, que possui duas funções, monitorar energia que passa por ela e a função de ligar e desligar aparelhos.

O legal é que podemos programar horários ou mesmo usar algum outro sensor em conjunto para definir ações.

Monitor de umidade e temperatura

Monitor de umidade e temperatura
Monitor de umidade e temperatura

O monitor de temperatura e umidade é algo para manter um ambiente saudável, alguns ar condicionados tem essa capacidade de identificar temperatura interna e também acionar caso tenha conexão. Mas se você não possui um desses, o monitor de temperatura pode ajudar.

Em locais mais quentes e secos, o controle de umidade do ar faz diferença na respiração, então, esse produto pode ser uma solução eficaz para ligar ou desligar um umidificador.

Mas esse produto só se torna inteligente se você possuir este outro aqui, o HUB, ele que centraliza os equipamentos menores como sensores que não utilizam energia, mas sim pilhas, como é o caso do sensor de temperatura e também do sensor de abertura de janelas e portas.

Sensor de janela e portas (T110)

Tapo T110
Tapo T110

Esse sensor pode ser instalado em uma porta ou janela, quando ele foi acionado vai emitir um comando para o app da Tapo, a partir desse momento você pode tomar uma ação, por exemplo, aqui no estúdio quando a porta abre, ela faz ligar a luz de fundo e a luz de frente.

Outra coisa que talvez você não tenha pensado, mas pode ser usado é gavetas ou armários. Coloque um desses em uma gaveta e ele dispara uma notificação no seu celular cada vez que a gaveta for aberta.

Lâmpada inteligente (L530E)

Lâmpada inteligente
Lâmpada inteligente

A Tapo tem também a lâmpada e fita LED inteligentes, com conectividade direta Wifi, então não precisa de outro dispositivo para fazer a lâmpada ligar.

Fita de LED Inteligente (L920)

L920-5
L920-5

Transforme sua sala de estar em um cinema em casa, destaque seus objetos
de arte favoritos com a Fita de LED, ou ainda sincronize com o seu PC para
jogos ou para personalizar cômodos da sua casa. A fita garante uma ampla
gama de recursos que permitem personalizar a iluminação de maneira criativa
e conveniente.

Câmera (C500)

Câmera inteligente
Câmera inteligente

Temos ainda uma câmera externa wifi 360. Essa câmera é capaz de monitorar a área externa da casa. A configuração é simples e a instalação também, apenas dois parafusos e uma alimentação de energia. Você conecta a sua rede Wifi e pronto, está ativa.

Eu pensava que seria ruim para a rede, ficar o tempo todo enviando vídeo para um servidor ou DVR, mas não, essa câmera tem capacidade de gravar diretamente em um cartão SD que instala nela, de forma escondida. Assim, a gravação de imagens fica nela, mas quando ativar o sensor de movimento, ela emite uma notificação para o celular.

Essa câmera pode ativar a identificação de pessoas ou movimento, com pessoas, toda vez que uma for identificada, a câmera segue a pessoa, é legal de ver funcionando.

Rede mesh

Rede mesh
Rede mesh

O TP-Link Deco X50 é uma solução versátil para casas inteligentes, oferecendo velocidade ultra com o Wi-Fi 6, cobertura e controle para atender às necessidades de conectividade modernas. Afinal, o roteador é a base para que toda casa esteja perfeitamente conectada.