O YouTube anunciou que está mudando sua abordagem, agora ainda mais rigorosa em relação aos aplicativos alternativos que bloqueiam anúncios, como o ReVanced, conforme lembrado pelo site Android Police. O YouTube está tomando medidas para dificultar o uso desses aplicativos que prometem bloquear anúncios nos vídeos da plataforma, o que impacta diretamente na receita da empresa.

YouTube luta para derrubar apps que bloqueiam anúncios

Essa postura mais rígida não é nova e já vem sendo adotada gradualmente desde o ano passado, quando o YouTube começou a interromper a reprodução de vídeos ao detectar o uso de bloqueadores de anúncios.

Agora, usuários de aplicativos como o ReVanced podem enfrentar dificuldades durante o uso do serviço, como problemas de carregamento de vídeos, travamentos e até mesmo mensagens indicando que o conteúdo não está disponível naquele aplicativo.

Embora o YouTube tenha negado interferir no uso da plataforma por pessoas que utilizam adblockers no passado, parece que agora a empresa está adotando uma abordagem mais proativa para garantir sua receita publicitária e promover o uso do serviço Premium. Diversos usuários que utilizam extensões de navegador para bloquear anúncios, como o AdGuard e AdBlock, estão reclamando de uma lentidão e travamento no YouTube.

Cabe lembrar que versão tradicional do YouTube é repleta de anúncios, e a única maneira de removê-los é assinando o serviço Premium. Os planos do YouTube Premium oferecem uma experiência sem anúncios, além de outros benefícios, e estão disponíveis por diferentes preços, dependendo do tipo de assinatura escolhido.

Fonte