Se você, criador de conteúdo, recebeu a notificação no app Youtube Studio sobre o BrandConnect, significa que pode começar a gerar dinheiro para seu canal usando parcerias pagas de marcas. O YouTube BrandConnect representa oportunidades para criadores de conteúdo ampliarem suas receitas através de parcerias com marcas.

Esse serviço é chamado self-service, não só facilita a conexão entre criadores e empresas mas também oferece ferramentas e orientações para maximizar o sucesso dessas colaborações.

O que é o YouTube BrandConnect?

O YouTube BrandConnect é uma plataforma projetada para unir criadores de conteúdo a oportunidades de parcerias com marcas, permitindo que ambas as partes colaborem em campanhas publicitárias.

Como funciona?

As marcas que usam o Youtube como plataforma, tem um painel de controle exclusivo e podem lançar suas campanhas e buscar criadores que se alinhem com seus valores e público-alvo.

Para os criadores, significa a chance de monetizar seu conteúdo por meio de parcerias estratégicas, mantendo o controle criativo e escolhendo projetos alinhados às suas preferências.

A diferença entre o BrandConnect e a tradicional forma de publicidade em vídeos, é que agora os criadores não precisam estar atrelados a uma agência de publicidade. Também abre portas para que marcas encontrem criadores que antes sequer apareciam nos radares de grandes companhias.

Requisitos de elegibilidade

Para acessar o YouTube BrandConnect, há critérios específicos a serem atendidos:

  • Ter pelo menos 18 anos de idade.
  • Ser parte do Programa de Parceiros do YouTube.
  • Residir em um dos países/regiões onde o serviço está disponível, Brasil é um deles.
  • Estar em conformidade com as Políticas de Rentabilização do YouTube, incluindo as regras da comunidade e termos de uso.

Como ativar o YouTube BrandConnect

No computador:

  1. Acesse o YouTube Studio.
  2. No menu à esquerda, clique em "Ganhos".
  3. Selecione o separador "BrandConnect" (disponível apenas para canais elegíveis).
  4. Clique em "Começar" ou "Vamos lá" e aceite o Módulo do YouTube BrandConnect.

No celular:

  1. Abra o app YouTube Studio.
  2. No menu inferior, toque em "Ganhos".
  3. Toque no cartão "BrandConnect" (se elegível).
  4. Escolha "Ativar" e aceite o Módulo do YouTube BrandConnect.

Responder a ofertas

Você tem a liberdade de aceitar ou recusar propostas. Em caso de aceite, a parceria é formalizada através de um contrato direto com a marca.

É crucial entender todos os termos antes de assinar e, se necessário, buscar aconselhamento jurídico. Após a aceitação, trabalhe no conteúdo da campanha, submeta-o para revisão da marca e, uma vez aprovado, publique conforme acordado.