Como não se sabe ainda qual será o destino do app TikTok nos EUA, o YouTube decidiu dar um passo à frente e lançar uma funcionalidade semelhante com o que o aplicativo desenvolvido pela chinesa ByteDance já oferece. A nova função implementada pela Google em sua plataforma de streaming de vídeos chama-se YouTube Shorts. Trata-se de um recurso que dá aos usuários a possibilidade de criar vídeos curtos, com 15 segundos no máximo, através de um conjunto de ferramentas de criação e edição.

A possibilidade de filmagens criadas através de vários takes (trechos filmados) dá ao usuário a possibilidade de agrupar diversos clipes de vídeo em uma curta transmissão. Além disto, ainda há outras opções de controle, que dão mais liberdade para o usuário editar seus vídeos ao invés de simplesmente apertar em gravar ou pausar a gravação.

As novas ferramentas implementadas com a nova função da plataforma YouTube são semelhantes as que estão presentes no app TikTok atualmente que o Instagram também clonou recentemente e chamou de "Reels".

Função YouTube Shorts. Fonte: YouTube
Função YouTube Shorts. Fonte: YouTube

Índia baniu o TikTok em junho de 2020

A Índia representava um grande mercado para o app TikTok, entretanto no final do mês de junho deste ano o governo indiano baniu o aplicativo do país junto com outros 58 apps chineses. Confira o que houve acessando aqui.

Disponibilidade e lançamento

Por enquanto, a nova funcionalidade de vídeos curtos está chegando somente na Índia, mas em breve deverá expandir para mais países. A função está sendo disponibilizada atualmente no app do YouTube para Android e futuramente estará presente no iOS, para ser utilizada com o iPhone.

O que achou da novidade apresentada pelos desenvolvedores do YouTube? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!