Com tantas mudanças e novidades recentes sendo anunciadas para os aplicativos da Google, o Youtube não poderia ficar de fora. Na quinta-feria do dia 24 deste mês, o serviço recebeu algumas pequenas modificações para a versão desktop, e acabou alterando funções antigas para deixar o site mais atualizado e moderno.

Uma das mudanças diz respeito à página inicial dos usuários, lugar reservado para o feed, onde os novos vídeos de cada canal seguido aparecem. A mudança é que o feed antes cronológico, agora se tornou algorítmico, ou seja, aparecerão vídeos baseados na importância do conteúdo de acordo com o algoritmo da plataforma.

Sugestão de canais

Agora também aparecerão posts de canais não seguidos, que vão surgir em meio aos canais inscritos. Este recurso pretende sugerir conteúdos que o usuário poderia gostar, de diferentes fontes. Para a empresa, a questão também ajudaria a deixar o usuário entretido enquanto espera os outros canais serem atualizados.

Recurso de mensagens para a web

O recurso ficará ao lado do ícone de campainha de notificação. (Imagem: Reprodução/The Verge)
O recurso ficará ao lado do ícone de campainha de notificação. (Imagem: Reprodução/The Verge)

Uma das novidades que chegou para a versão mobile do Youtube em agosto do ano passado, a possibilidade de compartilhar e conversar sobre vídeos, agora está disponível em versão para web. O usuário poderá compartilhar e falar sobre vídeos com seus amigos diretamente no site. Para conseguir, precisa estar logado na conta do Google e navegar pelo Youtube.

Para acessar, terá um ícone de balão ao lado da campainha de notificações, no canto superior direito. O histórico das conversas deve ficar no canto inferior esquerdo da tela, para que o usuário possa continuar conversando enquanto navega, exatamente como o Hangouts na web.

Neste recurso de mensagem é possível compartilhar vídeos em modo particular, basta clicar no botão de compartilhamento em qualquer vídeo. Enquanto está por compartilhar, você ainda pode selecionar mais de um amigo caso quiser conversar em grupo. Os contatos poderão dar like no vídeo compartilhado, clicando no coração.

PIP reduzido

Novo Pip do Youtube está mais reduzido ainda.
Novo Pip do Youtube está mais reduzido ainda.

O recurso que minimiza o vídeo que está sendo reproduzido, para que você possa navegar enquanto o assiste também teve uma mudança. Agora ele está ainda menor, isso para deixar os controles de reprodução do vídeo minimizado também na versão minimizada.

O recurso de mensagem e o novo feed devem chegar para todos em alguns dias, aos poucos. Já o novo PiP ("picture in picture", ou "imagem em imagem") já está disponível para download para as versões mais recentes do aplicativo, tanto na App Store quanto na Play Store.

Fonte: The Verge