A Xiaomi tem uma triste notícia para seus usuários. No último sábado (27), a gigante chinesa anunciou o "Fim do Suporte" (End of Support - EOS) para cinco modelos de smartphones do seu portfólio. Isso significa que os aparelhos incluídos nessa lista simplesmente vão perder o suporte da empresa e não receberão mais nenhuma atualização do sistema operacional Android e nem melhorias e correções de bugs de segurança.

5 celulares Xiaomi acabam de perder o suporte da empresa

Xiaomi anuncia fim do suporte para o Redmi Note 9s
Xiaomi anuncia fim do suporte para o Redmi Note 9s

De acordo com a Xiaomi, esse são os modelos que deixarão de ter o suporte da marca:

Dos modelos citados, o mais recente é Mi Note 10 Lite, lançado em abril de 2020 com o Android 10 de fábrica. Muita gente se decepcionou com a notícia, pois eseperavam que o modelo receber a MIUI 14 antes de ter seu suporte encerrado. Dentre suas especificações, o aparelho vinha equipado com o processador Snapdragon 730G, tem uma uma tela AMOLED de 6,47 polegadas, bateria de 5.260 mAh e câmera tripla de 64 MP.

Os outros modelos, isto é os dispositivos da linha Redmi Note 9 e Redmi Note 9S perderam o suporte com a chegada do mês de junho. A partir de agora, nenhuma atualização será mais realizada. As últimas atualizações lançadas para esses aparelhos foram voltadas para a segurança, sendo disponibilizadas em abril e maio de 2023.

Meu celular está na lista. O que devo fazer?

A partir do momento que a empresa encerra o suporte de determinado aparelho, ele acaba se tornando vulnerável a novos bugs, falhas de segurança e outros problemas que podem afetar a usablidade do aparelho. Se o seu celular está na lista, a recomendação da Xiaomi é que você considere a troca por um modelo mais recente e que possa te oferecer a devida segurança.

A recomendação do Oficina da Net é que antes de você comprar um novo celular, se certifique do tempo de suporte que ele tem disponível. Para te ajudar nessa tarefa, fomos atrás das principais fabricantes de smartphones do mercado para entender sua política de atualização. Para manter o aparelho pelo aior tempo possível, a melhor opção é investir nos modelos da linha Galaxy S ou Galaxy A da Samsung, que podem ter até quatro anos de atualização de sistema e cinco de segurança.

A Xiaomi garante três anos de atualização para a maioria dos seus modelos mais conhecidos, e a Motorola prioriza apenas os modelos da linha Edge, podendo receber três anos de atualização. Infelizmente, qualquer modelo da linha Moto G recebe apenas uma atualização de Android. Para saber mais, confira o vídeo a seguir: