Com um potencial mercado de smartphones conceituais pela frente, as fabricantes tendem a desenvolver novos tipos de dispositivos para se destacar entre as suas concorrentes. Sabendo disso, a Xiaomi parece estar preparando um modelo de tecnologia inovadora, bem diferente do que temos disponível no mercado - e olha que já vimos de tudo, desde smartphones dobráveis, retráteis e até com formatos bisonhos.

Além do Mi Mix Alpha, modelo com design futurista, a gigante chinesa tem se preparado para um novo tipo de tecnologia. Uma patente registrada em nome da empresa com o código CN112839115A tem uma descrição que não diz muitos detalhes sobre o que podemos esperar deste suposto modelo, mas nos mostra imagens bem reveladoras.

Patentes registradas

De acordo com o esboço, a empresa está desenvolvendo um display flexível em duas partes: a primeira inclui apenas a tela, e a segunda oferece um módulo de câmera que pode ser ativado apenas quando o usuário solicitar, garantindo um maior primitivamente do display frontal.

Esboço para o funcionamento da tela flexível. (Imagem: Reprodução)
Esboço para o funcionamento da tela flexível. (Imagem: Reprodução)

Além dessa, uma outra patente da marca, agora descoberta pelo conhecido site neerlandês LetsGoDigital, mostra uma outra ideia para contornar um problema antigo para as fabricantes: câmera frontal sob a tela. Atualmente, esse recurso é alojado de variadas formas, desde entalhes em formatos de gota, pílula e até pequenos furos na tela.

Tecnologia de câmera retrátil giratória. (Imagem: Reprodução / LetsGoDigital)
Tecnologia de câmera retrátil giratória. (Imagem: Reprodução / LetsGoDigital)

Mas para aproveitar ainda mais o que a tela tem a oferecer, a Xiaomi parece estar desenvolvendo uma solução já vista no Galaxy A80, ou seja, um módulo de câmera retrátil e giratório. Seu funcionamento tem basicamente a mesma premissa: uma tampa traseira que pode ser levantada, exibindo um conjunto de até três câmeras e que ao mesmo tempo pode girar para utilizá-las como câmeras frontais.

Apesar da descoberta, a Xiaomi não confirmou se está trabalhando em algum dispositivo para utilizar essa tecnologia, e nem mesmo deu pistas se ele aparecerá em alguma linha já conhecida, já que em nenhuma delas, há alguma semelhança com o que já existe no portfólio da chinesa.