O Mi Pad 5 estava previsto para ter seu lançamento realizado no mês passado junto dos outros aparelhos da Xiaomi, porém isso não aconteceu. O tablet reúne uma série de rumores e vazamentos sobre suas especificações técnicas, variando de acordo com o modelo escolhido. O dispositivo é a proposta da fabricante chinesa para concorrer com os tablets vendidos pela Samsung e Apple, empresas pioneiras nesse segmento.

Mi Pad 5: o que sabemos até agora?

De acordo com o DigitalChatStation, o Xiaomi Mi Pad 5 aumentará o tamanho da tela, passando de 8 polegadas para cerca de 11 polegadas. É quase do mesmo tamanho que o iPad, da Apple, cujo lançamento da nova geração foi adiado para este mês.

Rumores anteriores indicam que o dispositivo virá com o processador Qualcomm Snapdragon 870, além de possuir uma tela LCD com resolução 2K de 10,95 polegadas e taxa de atualização de 144Hz. Os relatórios até agora mostram que esta tela virá da Huaxing Optoelectronics/BOE. Além disso, o tablet virá com um sistema MIUI especial chamado pela empresa de "MIUI para Pad". O firmware trará recursos semelhantes ao que encontramos no Windows, trazendo para a versão mobile o modo de múltiplas janelas.

Renderização do Mi Pad 5. (Foto: Reprodução).
Renderização do Mi Pad 5. (Foto: Reprodução).

O Mi Pad 5 chegará ao mercado em duas versões, sendo uma lite e outra comum. O modelo menor virá com o processador MediaTek Dimensity 1200, enquanto o maior terá virá com o Qualcomm Snapdragon 870 e uma bateria de 8.000mAh de capacidade, garantindo uma autonomia de até dois dias fora da tomada.

Rumores anteriores informaram que o tablet viria com o SD 888 em sua versão mais potente, porém isso foi descartado após novos vazamentos. Especula-se também que o tablet receberá um scanner de impressão digital lateral e suporte para caneta; o que lhe permitirá competir com as melhores soluções da Samsung, Apple e Huawei.

Leia também:

Lançamento

A expectativa era de que o tablet seria reveleado no evento de lançamento da Mi Band 6 e dos novos smartphones da linha Mi 11, porém isso não aconteceu. Por enquanto ainda não há uma data de quando a Xiaomi revelará oficialmente o Mi Pad 5, mas é provável que será apenas a partir do segundo semestre.

O lançamento do portátil encerrará uma espera de três anos na linha de tablets da Xiaomi. O último foi o Mi Pad 4 Plus lançado em 2018. Embora a Xiaomi não seja capaz de lutar contra a Samsung e a Apple nesse segmento, ela tem seu próprio mercado. Embora já tenham se passado três anos desde a última vez que vimos um tablet Xiaomi, a empresa tem sua base de fãs. Felizmente, esses fãs estão esperando pela chegada do Xiaomi Mi Pad 5.