A Xiaomi anunciou seu carregador de celular sem fio e à distância. Isso mesmo que você leu, à distância! O carregamento se da literalmente pelo ar. Estamos falando do Xiaomi Mi Air Charge, que conta com a inovadora tecnologia desenvolvida pela fabricante chinesa.

O Xiaomi Mi Air Charge não requer base. Dessa maneira, o smartphone e outros dispositivos compatíveis são carregados sem ligação de fio e a longa distância, podendo você estar com o aparelho na mão ou no seu bolso. O smartphone Xiaomi Mi 11 é o primeiro a implementar essa tecnologia.

Imagem externa

A tecnologia por trás do Xiaomi Mi Air Charge

O fundador da fabricante, Lei Jun, apresentou a tecnologia de carregamento sem fio à distância em detalhes. A tecnologia de carregamento da Xiaomi foi realizada em um raio de vários metros. Um único dispositivo pode obter energia de 5 watts. Além disso, vários dispositivos também podem usar essa tecnologia ao mesmo tempo (cada dispositivo suporta 5 watts), e mesmo objetos interferindo não reduzirão a eficiência de carregamento.

A tecnologia tem 17 patentes técnicas, e a tecnologia principal está no posicionamento no espaço e na transmissão de energia. O carregamento tem antenas de interferência de 5 fases integradas, que podem posicionar o smartphone em um espaço de milissegundos e detectar com precisão a posição do smartphone. A matriz de controle de fase composta por 144 antenas transmite ondas milimétricas para o smartphone por meio da formação de feixes.

A Xiaomi desenvolveu seu próprio conjunto de antenas no smartphone. Entre eles, a 'antena beacon' transmite informações de posição no campo espacial por meio de baixo consumo de energia. A 'matriz de antena receptora, composta por 14 antenas, converte o sinal de onda milimétrica emitido pela pilha de carregamento em energia elétrica, através de um circuito retificador, realizando o isolamento de ficção científica.

Imagem externa

O Xiaomi Mi Air Charge pode carregar smartwatchs e smartbands

Lei Jun também disse que o Xiaomi Mi Air Charge pode carregar smartwatches, smartbands e outros dispositivos vestíveis. No futuro, a sala de estar, os alto-falantes, as lâmpadas e outros pequenos produtos domésticos inteligentes podem realizar o fornecimento de energia sem fio.

Motorola também anunciou carregador sem fio a distância

Além da Xiaomi, a Motorola também anunciou a tecnologia de carregamento sem fio. Mas ao contrário da tecnologia da Motorola, o Xiaomi Mi Air Charge não requer que o dispositivo fique em uma posição fixa. No caso carregador da Motorola, o carregamento é interrompido imediatamente quando o transmissor é bloqueado manualmente.