Se você gosta dos smartphones da linha Mi A da Xiaomi, que chegam ao mercado com Android One, temos uma má notícia: a série de smartphones criada pela empresa em 2017 para entregar uma experiência "pura" do Android chegou ao fim.

Através de um comunicado, a fabricante chinesa revelou que não lançará nenhum outro aparelho com Android One. Isso significa que o Mi A3, modelo mais recente apresentado em julho de 2019, não terá um sucessor, presumivelmente chamado de Mi A4.

A Xiaomi não explicou o motivo de ter desistido do programa criado pelo Google, mas é bastante provável que isso esteja relacionado ao fato da empresa ter enfrentado diversos problemas envolvendo o software dos aparelhos.

No Mi A3, por exemplo, a empresa tentou liberar a atualização do Android 10 mais de 3 vezes, dado que grandes problemas sempre eram relatados pelos proprietários, algo que impedia a distribuição em larga escala. Além disso, a Xiaomi também acabou interrompendo o suporte a modelos mais antigos antes do previsto, uma decisão estranha levando em consideração que a proposta do Android One era fornecer updates mais rápidos e por mais tempo.

Outra empresa que pode abandonar o programa do Google é a Motorola, afinal, ela tem optado por incluir um Android quase puro com pequenas modificações para entregar seus gestos e serviços. No momento, o único modelo comercializado pela marca que faz parte desse programa é o One Action.

Curiosamente, a única fabricante que ainda está empenhada em lançar smartphones com Android One é a HMD Global através da Nokia. Resta saber até quando o Google manterá esse programa ativo no mercado.