Normalmente, o Windows 10 sempre poderá atualizar seus drivers sem que você tenha que fazer nada, mas no caso de algo estar falhando e você não ter o CD ou USB do fabricante à mão, você sempre pode tentar fazer isso sozinho, com ferramentas de terceiros.

Antes de mais nada, vamos entender de forma simples o que exatamente os drivers fazem, e por que é importante mantê-los atualizados no seu computador. Em seguida, listaremos alguns softwares gratuitos de terceiros com os quais você poderá atualizá-los.

O que é um driver e por que você precisa atualizá-lo?

Um driver é um pequeno arquivo presente em cada componente, acessório e hardware do seu computador. Sua função é fazer um 'link' entre o sistema operacional e o hardware ou periférico instalado, tanto interno quanto externo. Para fazer isso, esses arquivos têm informações com as quais o sistema operacional sabe o que está conectado, como chegar ao componente para usá-lo e como ele funciona, ou o que você pode fazer com cada um deles.

Portanto, é um tipo muito importante de informação para o seu computador funcionar corretamente. O Windows 10 sempre tentará identificar cada componente que você conectar, e baixar automaticamente seus drivers para que ele funcione corretamente. Sem esses drivers, os componentes não funcionariam e, se falharem, você terá problemas ao usá-los.

Mas o que acontece quando o Windows é atualizado e algumas alterações no código fazem com que os drivers parem de funcionar bem? E se uma falha for descoberta no código de um driver, que permita que um invasor assuma o controle? Nesses casos, tanto para manutenção quanto para segurança, os fabricantes estão atualizando seus drivers constantemente, para garantir que sejam sempre muito seguros e funcionem corretamente.

Normalmente, o Windows cuida da atualização automática dos drivers, através do Windows Update. Na verdade, é sempre a alternativa mais segura e simples para atualizar seus drivers. Mas se você estiver enfrentando um problema que provavelmente pode ser causado por drivers desatualizados, então uma boa alternativa é utilizar aplicativos de terceiros.

Os 7 melhores softwares para atualizar os drivers no Windows

Se, por algum motivo, o Windows Update não estiver funcionando corretamente, ou se houver algum driver faltando, aqui está uma lista de aplicativos totalmente gratuitos com os quais você pode manter atualizados os drivers do seu PC. Em alguns casos, eles podem ter versões pagas que contém funções extras, mas para atualizar os drivers você não precisará pagar.

Como drivers são arquivos de pequeno tamanho, muitas dessas ferramentas podem tentar instalar outros aplicativos em seus processos de instalação. Tenha muito cuidado para não instalar um adware, e sempre use instalações personalizadas para controlar o que você instala e o que você não instalou. Infelizmente, as alternativas mais seguras são pagas ou são mais complicadas, então se você pretende atualizar seus drivers gratuitamente, tenha bastante cuidado.

  • Drivers Cloud: Se você está procurando por um software que não fique tentando instalar outros programas sem a sua permissão, este talvez seja sua melhor opção. Ele é complementado pelo site do produto e, depois de analisar seu hardware, permite que você escolha drivers para download na Web, e você pode fazer o download de um instalador para instalá-los todos de uma só vez. 
    Você pode baixá-lo em seu site oficial.
  • Slimware DriverUpdate: Com uma interface muito mais visual, na qual um gráfico se destaca e você verá a proporção de drivers sem atualização, este software é outra alternativa para atualizar ou desinstalar drivers, criar cópias de backup dos drivers já instalados, e agendar atualizações periódicas para estar sempre atualizado. 
    Você pode baixá-lo em seu site oficial.
  • Driver Booster: Este software tem uma interface muito simples de entender e usar, onde mostra seus drivers desatualizados, como eles estão desatualizados e oferece a você a atualização com apenas um clique. É exclusivo para o Windows, e funciona em todas as versões, desde o XP. Tenha cuidado com o seu instalador, se você não optar por personalizar a instalação, você tem um aplicativo extra. 
    Você pode baixá-lo em seu site oficial.
  • Snappy Driver Installer: Uma alternativa simples que tem a capacidade adicional de atualizar drivers offline. Primeiramente, ele pede que você baixe as informações do driver de atualização e, em seguida, você pode visualizar e escolher as que deseja instalar. 
    Você pode baixá-lo em seu site oficial.
  • Talent Driver: Outra ferramenta que não só permite que você atualize os drivers, mas também reparar aqueles que foram corrompidos ou fazer cópias de backup dos que você já atualizou. Ele tem duas versões, uma livre com as opções mais básicas e outra versão premium, que você pode comprar por US$ 19,95 (cerca de R$ 75). 
    Você pode baixá-lo em seu site oficial.
  • Driver Doctor: Esta é outra opção semelhante ao Drivers Cloud para aqueles que procuram segurança e conforto. Analise seu sistema, mas não atualize os drivers. O Drivers Doctor vincula você a um site a partir do qual vai baixar os drivers para instalá-los manualmente.
    Você pode baixá-lo em seu site oficial.
  • Windows Update: Em último dos casos, você pode usar a ferramenta do próprio Windows, que é boa, mas não melhor do que as mencionadas anteriormente.