Sem grande surpresa, a Microsoft anunciou o nome da próxima grande atualização do sistema operacional Windows 10, que será a versão 19H1, esperada para Abril deste ano. Inclusive, a empresa já começou a liberar as primeiras compilações da próxima atualização para os Insiders. Mas, se você não é um testador de sistemas, e quer ter o quanto antes a nova versão do Windows em seu PC, saiba que agora você pode reservar espaço no disco do seu PC para a atualização automática. Veja como fazer isso neste artigo.

Ao longo dos últimos anos do Windows 10, a Microsoft lançou suas atualizações duas vezes por ano, em abril e outubro. Foi confirmado ontem que o Windows 10 19H1 chegará em abril. A Microsoft lançou sua mais nova prévia no Insider Fast Ring. A atualização mostra que o 19H1 será o Windows 10 versão 1903.

Nomenclatura das versões do Windows

Se você não estiver familiarizado com o Windows, é um sistema bastante fácil. O número da versão representa o ano e o mês em que uma nova atualização é finalizada. Por exemplo, o Windows 10 de outubro de 2018 Update é a versão 1809, como foi finalizado em setembro de 2018.

A Microsoft finaliza algumas semanas antes do lançamento final para todos os usuários. Isso significa que o Windows 10 versão 1903 com finalizar em março e lançamento em abril.

Então, como será chamado? No ano passado, a Microsoft adotou um método de nomeação mais profissional para o Windows. Anteriormente, a empresa vinha adicionando nomes de marketing, como a Atualização de aniversário e a Atualização de criadores.

Atualização de abril de 2019

Agora, as novas versões do Windows 10 são mais moderadas, conhecidas pelo seu mês e ano, como a Atualização de abril de 2018 e a Atualização de outubro de 2018. Usando um pouco de dedução lógica, é lógico que o Windows 10 19H1 será conhecido como a Atualização do Primavera 2019 (Primavera no hemisfério norte, Outono para nós, no hemisfério sul) quando chegar.

Vale ressaltar que nada está garantido. A Microsoft foi forçada a retirar a atualização de outubro de 2018 por algumas semanas, e ela só chegou em novembro. Da mesma forma, a Atualização de abril de 2018 foi adiada, e foi cancelada antes do final de abril. 

Como reservar espaço em disco para a atualização automática do Windows 10 19H1?

No Windows 10 19H1, a Microsoft implementou silenciosamente um novo recurso, que permite reservar espaço na memória do seu PC para executar atualizações do sistema. A função de espaço reservado agora pode ser ativada em todos os aspectos, a partir do build 18312 do Windows 10 19H1.

A função de espaço reservado é particularmente útil para todos aqueles que têm a memória em disco do PC sempre cheia. Nesse caso, o Windows não consegue executar as atualizações do sistema, exigindo que você libere espaço. 

Para fazer a atualização para o 18298 Insider Preview, do Windows 10 19H1, você pode usar o espaço reservado, que deve ser de 7GB. A operação é muito simples: O Windows cria arquivos temporários fictícios, que são excluídos quando uma atualização é necessária, liberando o espaço no disco. 

Atualmente é necessário ativá-la manualmente, mas com o lançamento da atualização, esperada em Abril, isso poderá ocorrer automaticamente.

 

Começando com a próxima grande atualização, estamos fazendo algumas alterações na maneira como o Windows 10 manipula o espaço em disco. Por meio de armazenamento reservado, o espaço em disco será mantido para uso por atualizações, aplicativos, arquivos temporários e caches do sistema. 

Nosso objetivo é melhorar a funcionalidade diária do PC, garantindo que as funções críticas do sistema operacional sempre tenham acesso ao espaço em disco. Sem espaço de armazenamento reservado, se um usuário ocupar quase todo o seu espaço de armazenamento, diferentes cenários e aplicativos do Windows tornam-se não confiáveis. 

Os cenários do Windows e do aplicativo podem não funcionar como esperado, se precisarem de espaço livre para funcionar. Com a memória reservada, atualizações, aplicativos, arquivos temporários e caches são menos propensos a tirar este espaço livre valioso, e devem continuar a funcionar como o esperado. 

O arquivamento privado será introduzido automaticamente em dispositivos nativos com a versão 1903, ou naqueles em que o 1903 foi instalado de forma limpa. Você não precisa definir nada: esse processo será executado automaticamente em segundo plano.

Veja como ativar o espaço reservado agora:

1. Clique com o botão direito do mouse no ícone do Windows na barra de tarefas, pesquise no Editor do Registro e abra-o. Se solicitado, selecione Sim para permitir que o aplicativo faça alterações no dispositivo.

2.Selecione: ComputadorHKEY_LOCAL_MACHINESOFTWAREMicrosoftWindowsCurrentVersionReserveManager.

3. Clique com o botão direito do mouse em ShippedWithReserves para alterar e atualizar o valor para " 1 ".

NOTA | Caso você queira desativar o espaço reservado, basta seguir os mesmos passos e trazer o valor de volta para " 0 ".

E então, o que achou desta novidade do Windows? Conte sua opinião para a gente na sessão de comentários.