A Microsoft anunciou uma mudança incrível no Windows Server 2025 que pode transformar completamente o desempenho de SSDs modernos. A empresa liberou nesta semana o suporte nativo a NVMe, um recurso que promete ganhos de até 80% em desempenho e redução de até 45% no uso do processador. A novidade chegou por meio da atualização KB5066835, liberada na segunda-feira (15/12).

O que muda com o NVMe nativo no Windows

Até hoje, o Windows tratava praticamente todos os dispositivos de armazenamento como se fossem SCSI, um padrão criado lá atrás, na era dos discos rígidos mecânicos. Na prática, isso até que funcionava, mas limitava bastante o potencial dos SSDs NVMe.

Com o novo suporte nativo, o sistema agora passa a se comunicar diretamente com os controladores NVMe, o que vai "encurtar" muitos processos, deixando de lado camadas antigas e gargalos que são bastante comuns nas versões mais velhas do sistema. O resultado é que você perceber uma menor latência, um aumento na velocidade e melhor aproveitamento do hardware como um todo.

Em testes divulgados pela própria Microsoft, servidores com SSDs PCIe Gen5 chegaram a 3,3 milhões de operações por segundo (IOPS). Para comparação, um SSD comum de PC costuma ficar na casa dos 70 mil IOPS.

O resultado pode ser ainda melhor em ambientes ainda mais avançados, com controladores profissionais (HBAs), onde um único SSD ultrapassou a marca de 10 milhões de IOPS nos testes realizados pela empresa.

Gráfico mostra diferença entre o Windows Server 2025 com o NVMe nativo e o Windows Server 2022. Imagem: Newowin/Reprodução
Gráfico mostra diferença entre o Windows Server 2025 com o NVMe nativo e o Windows Server 2022. Imagem: Newowin/Reprodução

Outro ponto que chama atenção é o impacto no processador. Segundo a Microsoft, com o NVMe nativo, a máquina reduz cerca de 45% o uso da CPU em tarefas de leitura aleatória, especialmente com arquivos pequenos e fragmentados. Esses tipos de arquivos são comuns em jogos, bancos de dados e edição de vídeo.

E no Windows 11, funciona?

Ao ler essa notícia você talvez tenha se empolgado com a promessa de mais desempenho, mas desanimou ao ver que esse recurso está sendo liberado apenas no Windows Server 2025. A verdade, porém, é que alguns usuários já começaram a testar a novidade no Windows 11 24H2 e 25H2, que compartilham a mesma base de código do Windows Server e o resultado também agradou.

Relatos indicam que o NVMe nativo funciona sim no Windows 11, trazendo melhorias perceptíveis em máquinas compatíveis. Para se ter uma ideia, o gerente de marketing técnico da Nvidia no Brasil, Alexandre Ziebert, comentou nas redes sociais que o PC ficou visivelmente mais rápido após ativar o recurso.

Outros usuários afirmam ter conseguido habilitar a função até mesmo no Windows 10, embora isso não seja oficialmente suportado.

Como ativar o NVMe nativo

Por enquanto, o NVMe nativo é um recurso opcional, ou seja, não vem ativado por padrão. Para habilitar, é necessário mexer no registro do sistema ou usar as Políticas de Grupo. Mesmo que você não tenha muita experiência e quiser testar o recurso, o procedimento é simples:

1. Abra o PowerShell (você pode pesquisar por ele no Menu Iniciar);

2. Antes de abrir, clique com o botão direito do mouse e execute como Administrador;

Execute como administrador para abrir o PowerShell
Execute como administrador para abrir o PowerShell

3. Na tela preta que abrir, cole o comando abaixo e dê um Enter:

reg add HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Policies\Microsoft\FeatureManagement\Overrides /v 1176759950 /t REG_DWORD /d 1 /f

4. Deve aparecer a mensagem "A operação foi concluída com êxito", como mostra a imagem abaixo:

A operação foi concluída com êxito
A operação foi concluída com êxito

5. Pronto, pode fechar essa janela e agora é só reiniciar o PC.

Antes de qualquer alteração, recomendamos que você crie um ponto de restauração. Para ver se o recurso realmente traz alguma melhoria na sua máquina, você pode comparar os resultados do antes e depois usando ferramentas como DiskSpd e o Monitor de Desempenho.

Atenção aos drivers ⚠️

A Microsoft alerta que o NVMe nativo funciona apenas com o driver padrão do Windows (StorNVMe.sys). SSDs que usam drivers proprietários podem não apresentar melhorias ou até ignorar o recurso.

Fonte | Via