A atualização cumulativa KB5063878, lançada em 12 de agosto para o Windows 11 24H2, está apresentando falhas graves em SSDs, incluindo unidades que desaparecem do sistema ou ficam corrompidas, seja no Explorador de Arquivos e até mesmo na BIOS do PC. Segundo a Microsoft, que confirmou ao site Windows Latest estar investigando o caso, trata-se de um problema isolado, mas ainda assim preocupante.

O que está acontecendo

Após instalar o update, usuários — principalmente no Japão — perceberam falhas ao aplicar grandes atualizações de jogos, como Cyberpunk 2077 e Honkai: Star Rail. Esses patches pesados exigem gravações contínuas de dezenas de gigabytes, o que parece acionar um bug na pilha de armazenamento do Windows.

Usuários relataram que ao fazer essas gravações, pelo menos um desses problemas acontecem:

  • travamentos no Explorador de Arquivos;
  • erros de leitura e escrita (E/S);
  • SSD desaparecendo do sistema;
  • o volume fica exibido como RAW, impedindo acesso aos dados.

Em alguns casos, uma reinicialização simples faz a unidade voltar a funcionar, mas há relatos de partições corrompidas que exigiram ferramentas como TestDisk ou até formatação completa, o que acabou resultando em perda de dados.

Quem pode ser afetado

A maior incidência de problemas acontecem em SSDs com controladores Phison. Imagem: Reprodução

Um testador japonês realizou um teste em 21 unidades de marcas diferentes e concluiu que a maior incidência de problemas acontecem em SSDs com controladores Phison, mas também afeta modelos com InnoGrit e Maxio. Já marcas como Samsung e Seagate não apresentaram nenhum problema até agora.

Um padrão observado é que a falha costuma acontecer quando o SSD está mais de 60% cheio e recebe gravações contínuas acima de 50 GB.

Devo desinstalar a atualização?

Especialistas recomendam não entrar em pânico. O bug parece atingir apenas um número limitado de usuários e em cenários muito específicos. Se você não costuma fazer gravações pesadas em um SSD quase cheio, a probabilidade de encontrar o problema é baixa.

Quem ainda não instalou o update recomendamos pausar temporariamente o Windows Update. Já quem já aplicou a atualização e não percebeu anomalias, pode continuar utilizando normalmente, já que a Microsoft segue investigando o caso. Nesta semana, a empresa já resolveu um outro problema que impedia usuários de restaurarem o PC.

Qualquer novidade, a gente volta a falar sobre o tema aqui no Oficina da Net. Fique ligado!

Fonte