Finalmente, a Microsoft removeu o bloqueio que estava impedindo alguns usuários de realizarem a atualização para o Windows 11. A barreira foi colocada pela empresa devidos a alguns bugs em determinados computadores, mas nesta semana, a empresa suspendeu esse bloqueio após lançar correções para os problemas causados. A ideia é permitir que mais dispositivos tenham acesso ao novo sistema operacional.

Microsoft retira bloqueio que impedia atualização do Windows 11

A Microsoft identificou um bug crítico que afetava PCs específicos com processadores Intel Rocket Lake de 11ª geração, causando tela azul. Esse bug estava relacionado aos drivers para Intel Smart Sound Technology (Intel SST), que causavam instabilidades no sistema operacional.

Para resolver o problema, a Microsoft pressionou a Intel a lançar versões corrigidas dos drivers. As versões do driver Intel SST chamadas 10.30.00.5714 ou 10.29.00.5714 e posteriores foram identificadas como as soluções para o problema. Embora esses drivers corrigidos estivessem disponíveis há algum tempo, a Microsoft optou por manter o bloqueio de atualização ativo até agora.

Com a disponibilização dos drivers corrigidos via Windows Update, a Microsoft finalmente suspendeu o bloqueio de atualização. Agora, os usuários podem atualizar para o Windows 11 após atualizarem seus drivers de som. Se os drivers necessários não estiverem disponíveis via Windows Update, a Microsoft recomenda que os usuários entrem em contato com o fabricante do dispositivo para obter assistência.

Restam agora informações sobre a próxima grande atualização de recursos, o Windows 11 24H2, programado para ser lançado no terceiro trimestre do ano. Na semana passada, a empresa divulgou uma lista de apps que serão bloqueados para receber a atualização.