Ainda estamos há cerca de 18 meses do fim do suporte do Windows 10, marcado para 14 de outubro de 2025, mas a Microsoft já começou a alertar os usuários sobre o fim iminente do sistema. No Reddit, surgiram relatos da aparição de uma mensagem em tela cheia avisando que essa versão não receberá novas atualizações após a data informada, aconselhando migrar para o Windows 11.

Microsoft alerta para o fim do suporte do Windows 10

Alerta enviado pela Microsoft
Alerta enviado pela Microsoft

O alerta começou a ser exibido após a última atualização de segurança do sistema. Aparentemente, esse anúncio foi projetado e direcionado especificamente para usuários do Windows 10 que não podem atualizar para o Windows 11 devido aos requisitos de hardware.

Curiosamente, não existe uma maneira definitiva de "escapar" do anúncio, já que a empresa não inseriu um botão de recusa: só é possível adiá-lo ou clicar em "Saiba mais" para conferir outras informações.

A decisão da Microsoft em enviar alertas meses antes do fim do suporte do Windows 10 não chega a ser surpreendente, afinal, a companhia também adotou essa estratégia no Windows 7. Na verdade, o estranho é a empresa não ter mencionado o programa Extended Security Updates (ESU), que, desta vez, também poderá ser utilizado por usuários comuns.

Usar o Windows 10 sem atualizar é seguro?

O Windows 10 continua sendo a versão dominante do sistema operacional, com uma ampla margem de uso em comparação ao Windows 11. Mesmo após o término do suporte, é possível continuar utilizando-o normalmente, mas você ficará vulnerável a possíveis ameaças de segurança, o que pode comprometer seus dados e equipamentos.