A aguardada atualização do Windows 11, conhecida como 24H2, traz consigo uma série de novos recursos e aprimoramentos. No entanto, a Microsoft surpreendeu ao sinalizar que alguns computadores não receberão a atualização caso tenham determinados aplicativos instalados. De acordo com o site Deskmodder,a Microsoft vai bloquear computadores que possuam apps que servem para personalizar a interface do sistema.

Lista de apps bloqueados para receber o Windows 11 24H2

A versão 24H2 do Windows 11 não permitirá a instalação de novas atualizações em computadores que possuam determinados aplicativos bloqueados. Esses aplicativos, conhecidos por personalizar a interface do sistema, incluem o StartAllBack e o ExplorerPatcher, entre outros.

A lista completa de apps é essa:

  • EaseUS Disk Copy.exe (EaseUS Disk Copy)
  • ep_dwm.exe (Explorer Patcher)
  • iCloudServices.exe (iCloud para o Explorador de Arquivos)
  • RadeonSoftware.exe (configurador de placas de vídeo AMD)
  • StartAllBackCfg.exe (StartAllBack)
  • Multi-mon + Copilot (Microsoft)
  • MergeSdb (Microsoft)
  • Intel IntcOED.sys
  • Intel IntcAudioBus.sys
  • Realtek 8192su Wireless USB 2.0 Adapter

Quando os usuários tentam instalar a versão mais recente do Windows Preview em computadores com esses aplicativos, eles são confrontados com a mensagem de erro "esse aplicativo não pode rodar neste dispositivo", devido a "problemas de segurança ou performance no Windows". A Microsoft também orienta a buscar novas versões dos aplicativos para garantir compatibilidade com o sistema.

Usuários que utilizam esses aplicativos para personalizar a barra de tarefas, o menu Iniciar e outros elementos do sistema operacional, precisarão removê-los do dispositivo, caso queiram receber a atualização do sistema operacional. Além disso, é importante destacar que a causa dessa restrição não foi revelada pela Microsoft, mas é possível que esteja relacionada a possíveis falhas de performance causadas pelos aplicativos no sistema.

O que esperar do Windows 11 24H2?

Quanto ao Windows 11 24H2, espera-se que traga uma série de novidades, com destaque para recursos de inteligência artificial. O Explorador de Arquivos, por exemplo, poderá sugerir ações aos arquivos e pastas, facilitando o gerenciamento de dados. Além disso, o sistema operacional contará com o comando "sudo", similar ao Linux, para executar funções como administrador no terminal.

Sobre a data de lançamento, anda não há uma confirmação, mas, com base nos últimos lançamentos da Microsoft, é provável que a versão 24H2 seja lançada entre setembro e outubro.

Fonte