A Microsoft lançou recentemente uma atualização do Windows 11, chamada Patch Tuesday de março de 2024. No entanto, parece que o update tem causado alguns problemas para os usuários, especialmente para aqueles que possuem placas de vídeo da AMD. Pelo que parece, há um conflito com os drivers das GPUs integradas da AMD, afetando o desempenho de computadores e até dispositivos portáteis, como o ROG Ally.

Windows 11: problemas com placas da AMD e tela azul da morte

De acordo com os relatos de muitos usuários, as placas de vídeo da AMD estão tendo uma redução significativa de desempenho nos computadores que instalaram a atualização patch tuesday da março do Windows 11. O motivo, é que as funções essenciais de várias APUs e iGPUs da AMD estão sendo desativadas automaticamente.

No Reddit, um usuário relatou esse problema de redução de desempenho com seu ROG Ally:

ASUS ROG Ally - Major performance issues after Windows update (13th March 2024)
byu/Ganley333 inROGAlly

Em português:

"Acabei de instalar as últimas atualizações do Windows no meu Ally, e notei que meu desempenho foi absolutamente terrível após a atualização. Por exemplo, jogar WoW era absolutamente perfeito, e agora é completamente agitado com 30-40FPS e instável/injogável.

Em seguida, passei a garantir que as atualizações mais recentes do Armoury Crate fossem instaladas, bem como atualizações através do MyAsus. Parece que o Windows substituiu os drivers gráficos, com base no que li online."

Segundo o WCCFTech, em alguns casos, essas unidades gráficas estão sendo limitadas a uma velocidade muito baixa, o que afeta diretamente a capacidade do dispositivo de lidar com tarefas exigentes, como jogar games ou realizar trabalho pesado.

Além disso, alguns usuários também estão se deparando com problemas mais graves, como a Tela Azul da Morte e erros de gerenciamento de memória, o que torna a situação ainda mais preocupante.

O que a Microsoft diz?

Até o momento, nem a Microsoft nem a AMD se pronunciaram oficialmente sobre esses problemas.

Como resolver o problema?

Embora não haja um comunicado oficial por parte da Microsoft ou da AMD, alguns usuários disseram que estão conseguindo corrigir os problemas com a ajuda de um procedimento específico para reparar os drivers da AMD. Se você estiver enfrentando problemas após instalar essa atualização do Windows, a melhor opção é desinstalar esse update.

Para isso, faça o seguinte:

1. Abra as Configurações do Windows;
2. Acesse a seção de Windows Update;
3. Clique em Histórico de Atualizações e role até encontrar a atualização problemática;
4. Selecione a versão KB5035853 e clique em Desinstalar, seguindo as instruções na tela.

Após desinstalar a atualização, você pode precisar redefinir ou reinstalar os drivers da AMD para corrigir os problemas. Você pode fazer isso seguindo as instruções específicas para o ROG Ally ou baixando os drivers novamente no site oficial da AMD.

E aí, resolveu o problema no seu PC? Deixe seu comentário abaixo!

Antes de você ir...

O Oficina da Net tem outros artigos com dicas e truques para o Windows 11. Você pode gostar do nosso tutorial sobre como desativar o teclado do seu notebook, ou ainda pode ver como forçar o encerramento de um programa no Windows 11.

Fonte