Em 2021, o Windows 11 começou a aceitar aplicativos Android usando algo chamado Windows Subsystem for Android (WSA). Isso permitiu que pessoas com Windows 11 instalassem e usassem muitos aplicativos Android, especialmente aqueles da Amazon Appstore, graças a um acordo entre a Amazon e a Microsoft. Apesar disso, a Microsoft disse que vai descontinuar o serviço a partir do ano que vem.

Windows 11 vai descontinuar o WSA em março de 2025

De acordo com o TechCrunch, a Microsoft confirmou que vai parar de apoiar o WSA. Se você já colocou aplicativos da Amazon Appstore ou Android no seu Windows 11, ainda poderá usá-los até 5 de março de 2025. Mas, depois desse dia, não será mais possível, e a Amazon não vai deixar novas pessoas baixarem a Appstore da loja da Microsoft.

Amazon Appstore no Windows 11. Imagem: Microsoft/Reprodução
Amazon Appstore no Windows 11. Imagem: Microsoft/Reprodução

O WSA tinha alguns problemas desde o começo, como não poder acessar diretamente a loja oficial de aplicativos Android, a Google Play Store. Por causa disso, muita gente procurou outras maneiras de usar seus aplicativos favoritos no Windows 11.

Mesmo que a Microsoft pare de apoiar oficialmente o WSA, você ainda poderá usar aplicativos Android no Windows 11 através de outras opções. Algumas delas são o Waydroid, que ajuda a usar aplicativos Android usando um tipo de sistema baseado em Linux, e o famoso BlueStacks, que é um programa que simula um Android no Windows e macOS.

A Microsoft ainda está trabalhando para fazer com que dispositivos Android e o Windows fiquem mais conectados. Recentemente, lançaram uma função que deixa pessoas com Android usar a câmera dos seus celulares como webcam no Windows 11.

Antes de você ir...

Se você quer ver outras opções de usar apps Android no Windows 11, vai gostar da nossa seleção com os cinco mehores emuladores para usar atualmente. Você também pode aproveitar e ver nosso tutorial sobre como espelhar a tela do seu celular no PC.

Fonte