Ei, você já imaginou transformar seu smartphone Android num acessório para suas video chamadas no Windows 11? Parece que a Microsoft finalmente ouviu nossas preces. Estão lançando uma atualização que nos permite usar a câmera do nosso celular ou tablet Android em qualquer aplicativo de vídeo no PC.

Agora, imagine só: você em uma reunião importante e, ao invés daquela imagem meio "meh" da webcam do laptop, sua imagem aparece cristalina, como se você tivesse investido pesado em equipamentos. E o melhor? Tudo isso sem fios, com a flexibilidade de alternar entre a câmera frontal e traseira, pausar a transmissão se alguém invadir seu escritório (ou quarto, sem julgamentos aqui) e até brincar com efeitos especiais que só seu celular oferece.

Como configurar?

Mas calma, não vá correndo ainda! Antes de tudo, verifique se seu dispositivo Android está rodando a versão 9.0 ou superior e se a sua versão do aplicativo Link to Windows é a 1.24012* ou mais recente.

No Windows, o que fazer?

A configuração começa pelo gerenciamento de dispositivos móveis nas configurações
A configuração começa pelo gerenciamento de dispositivos móveis nas configurações

É simples: vá até Configurações > Bluetooth & dispositivos > Dispositivos móveis no seu PC e selecione "Gerenciar dispositivos". Permita que seu PC acesse seu telefone Android e, pronto.

Não apareceu no seu computador?

Calme, afinal, esse update é fase de testes ainda, no Windows Insiders. Como estão analisando o uso, deve levar algumas semanas ainda para entrar em produção. Mas esse update era algo já esperado por muitos, a Microsoft já havia anunciado a funcionalidade. Você sabia que pode usar o Android como Webcam já agora, usando cabo USB? Sim, funciona, porém precisa de Android 14 instalado, veja como.

Com informações: Windows Insiders