A atualização "Moment 5" do Windows 11 será lançada no final de fevereiro como opcional e no início de março como obrigatória. Trata-se de uma grande atualização do sistema operacional, que trará diversos recursos novos e aprimoramentos. Dentre as novidades implementadas pela Microsoft, temos como destaque o aprimoramento dos Snap Layouts (layouts instantâneos), melhorias nas configurações e aprimoramentos de acessibilidade.

O que há de novo na atualização "Moment 5" do Windows 11?

ÍNDICE

Snap Layouts (Layouts Instantâneos)

Lançado em 2021, o recurso "Snap Layouts" (Layouts instantâneos) permite que o usuário organize rapidamente a disposição das janelas dos aplicativos na tela do monitor. Na atualização "Moment 5", haverá um aprimoramento desta funcionalidade, permitindo que o sistema operacional realize uma análise e tente prover quais serão os aplicativos que o usuário deseja ajustar e de que forma se deseja fazer isso.

Agora aparecerão opções extras, onde você notará que haverá ícones de aplicativos no meio dos modelos de distribuição de janelas.

Aprimoramento do Snap Layouts (Layouts Instantâneos) - Atualização Moment 5 do Windows 11. Fonte: Microsoft
Aprimoramento do Snap Layouts (Layouts Instantâneos) - Atualização "Moment 5" do Windows 11. Fonte: Microsoft

Aprimoramentos no aplicativo Configurações

Dentre as melhorias implementadas na atualização "Moment 5" para o aplicativo Configurações, temos a edição do nome exibido durante a utilização do recurso "Compartilhamento por proximidade". Antes, o sistema operacional utilizava o nome do computador, que estava descrito na página "Sobre" do aplicativo de configurações.

Nome personalizado para a identificação do computador ao utilizar o recurso de compartilhamento por proximidade no Windows 11 com a atualização Moment 5.
Nome personalizado para a identificação do computador ao utilizar o recurso de compartilhamento por proximidade no Windows 11 com a atualização Moment 5.

Ainda nas funcionalidades que envolvem o compartilhamento, houve também a atualização da interface da janela que é aberta ao clicar na opção "compartilhar". Agora aparece como opção mais aplicativos de terceiros como, por exemplo, o do Gmail, do WhatsApp e do "X" (novo Twitter). Além disso, o usuário irá notar que o Bluetooth e o Wi-Fi são ativados automaticamente, algo bem-vindo, pois o recurso de compartilhamento utiliza estas tecnologias de transmissão sem fio.

Compartilhamento de arquivos no Windows 11 com a atualização Moment 5.
Compartilhamento de arquivos no Windows 11 com a atualização Moment 5.

Ao transmitir a tela que você está visualizando para outro monitor, basta utilizar o atalho de teclado "Windows + K". Ao fazer isso, note que agora haverá dois novos links: um para solução de problemas e outro para a conexão com mais dispositivos. Ao selecionar o primeiro, o navegador será aberto e será exibido um artigo de suporte para a transmissão de tela enquanto o último abrirá opções de exibição no aplicativo Configurações.

Outra funcionalidade interessante implementada pela Microsoft é uma notificação sugerindo ao usuário conectar o computador a um monitor sem fio para "mais espaço".

A seção do aplicativo "Vincular ao Celular" foi renomeada para "Dispositivos Móveis".

Configurações do aplicativo Vincular ao celular mudou o nome para Dispositivos Móveis no app Configurações do Windows 11 após a atualização Momentum 5.
Configurações do aplicativo "Vincular ao celular" mudou o nome para "Dispositivos Móveis" no app Configurações do Windows 11 após a atualização Momentum 5.

Outra novidade é a opção de reparar o sistema operacional utilizando o Windows Update. Agora o usuário irá notar na seção de recuperação um botão de "Corrigir problemas utilizando o Windows Update", que servirá para reinstalar o Windows e preservar todos os arquivos, aplicações e configurações do usuário.

Opção Corrigir problemas utilizando o Windows Update é implementada com a atualização Moment 5 do Windows 11.
Opção Corrigir problemas utilizando o Windows Update é implementada com a atualização Moment 5 do Windows 11.

Melhorias de acessibilidade no Windows 11

A atualização "Moment 5" do Windows 11 trará melhorias de acessibilidade aos recursos já existentes no sistema operacional. Um deles é o acesso por voz, um recurso que permite controlar o computador através da fala.

Agora, o acesso por voz possui atalhos personalizados para automatizar diversas ações que permitem, por exemplo, criar múltiplos comandos para serem realizados simultaneamente através de um atalho persoanalizado. Desta formam é possível, por exemplo, inserir várias teclas, salvar alterações e fechar aplicativos utilizando um único comando.

Atalhos de comandos de voz para multipas ações simultâneas no Windows 11 Moment 5.
Atalhos de comandos de voz para multipas ações simultâneas no Windows 11 Moment 5.

É importante mencionar que este recurso de voz do Windows 11 estará disponível somente em inglês no início, mas a Microsoft diz que irá expandir com o tempo para mais línguas.

Outra novidade relacionada à acessibilidade no Windows 11 é a visualização de vozes antes de baixá-las para utilizar no narrador. Bastará clicar em qualquer uma das vozes para ouvir um áudio e conferir como ela soa.

Possiblidade de ouvir as vozes do narrador antes de baixá-las no Windows 11 Moment 5.
Possiblidade de ouvir as vozes do narrador antes de baixá-las no Windows 11 Moment 5.

Por último, houve a melhoria na geração de descrições de imagens, além da adição de um novo atalho de teclado para isso.

Ícone do Copilot irá mudar de lugar

O Windows 11 terá a posição do ícone do Copilot na barra de tarefas alterada após a atualização "Moment 5". Agora, o Copilot ficará embaixo do lado direito da tela, do lado da central de notificações e do relógio do sistema operacional. Caso você não goste da nova posição, basta acessar Configurações> Personalização> Barra de tarefas> Comportamentos da barra de tarefas e ativar a opção "Selecione o canto mais distante da barra de tarefas para mostrar a área de trabalho".

Nova pasta no menu Iniciar

Agora haverá uma nova pasta no menu Iniciar que agrupará aplicativos adicionados recentemente, facilitando a localização deles.