O Google está tentando trazer mais usuários para o ChromeOS Flex, seu sistema operacional gratuito para computadores que pode ser instalado em PCs Windows e Macs antigos. O motivo disso é que o Windows 11 tem pré-requisitos de hardware para ser instalado e o Windows 10 perderá o suporte às atualizações de segurança em 2025. Diante desse cenário, o Chrome OS Flex pode ser uma alternativa.

Por que instalar o ChromeOS Flex?

O primeiro motivo pelo qual o Google acha que as pessoas deveriam instalar o Chrome OS Flex em um computador mais antigo sem suporte ao Windows 11 é o fato de o sistema operacional ser gratuito e ser seguro. Além disso, de acordo com a gigante das buscas, você não precisa se preocupar com a segurança, pois "recursos como criptografia de dados, atualizações automáticas e sandbox ajudam a proteger contra malware e outras ameaças online" no dispositivo com ChromeOS Flex.

Por que instalar o ChromeOS Flex e deixar o Windows 11 de lado. Fonte: Google
Por que instalar o ChromeOS Flex e deixar o Windows 11 de lado. Fonte: Google

Outra questão levantada pelo Google para instalar o ChromeOS Flex é a familiaridade para utilizá-lo, pois tudo o que você precisa saber é utilizar o navegador Chrome, que já está presente em diversos computadores e celulares. Como a grande maioria das pessoas já tem uma conta Google, basta elas logarem em sua conta no ChromeOS Flex e pronto, haverá diversos aplicativos familiares a sua disposição para ajudar nas tarefas do dia a dia.

Outro ponto interessante é a integração do Microsoft 365 em Chromebooks, conforme o Oficina da Net relatou. Isso poderá ajudar aquelas pessoas que gostam de utilizar os famosos aplicativos de produtividade da Microsoft (Exemplo: Word, PowerPoint, Excel).

Requisitos para instalar o ChromeOS Flex

  • Computador com processador Intel ou AMD de 64 bits
  • 4 GB de RAM
  • 16 GB de armazenamento interno
  • Pendrive com 8 GB ou mais de espaço livre
  • Acesso à internet

O Windows 10 perderá suporte às atualizações em 2025?

A partir do dia 14 de outubro de 2025, o Windows 10 não irá receber mais atualizações de segurança. Entretanto, conforme o Oficina da Net relatou, a Microsoft diz que irá oferecer a opção de pagar para continuar a obter novos patches de segurança, seja você um usuário comum ou uma empresa. O pagamento será anual e permitirá atualizações de segurança por até 3 anos.

Mas o ChromeOS Flex serve para qualquer computador ou usuário?

Por mais que o Google venda que o ChromeOS Flex é um sistema operacional leve, ele não faz milagres com o hardware de computadores muito antigos. A troca de um HDD por um SSD, por exemplo, pode trazer uma diferença na performance consideravelmente maior do que você instalar o sistema operacional do Google.

Mesmo que a equipe do ChromeOS tenha certificado quase 600 PCs para o ChromeOS Flex, não significa que qualquer computador que você pegar irá entregar uma experiência de uso satisfatória, mesmo em tarefas mais básicas. Como você pode ver no vídeo de testes realizados pelo canal "Linus Tech Tips" no YouTube, o resultado após a instalação do sistema operacional do Google ainda pode ser catastrófico dependendo da configuração do dispositivo.

Sobre o ChromeOS Flex

Lançado em 2022, o ChromeOS Flex pode ser instalado de graça em qualquer computador, independente de ele ter sido comprado com Windows ou MacOS. Desta forma, as pessoas têm liberdade para trocar de sistema operacional sem precisar se preocupar com a compatibilidade do hardware. Entretanto, é de suma importância avaliar a capacidade do hardware, como foi falado acima, pois assim você irá garantir que haja uma boa experiência durante o uso do computador.

O que você achou de saber sobre a possibilidade de instalar o ChromeOS Flex em seu computador antigo? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!