A atualização de fevereiro do Windows 11 foi lançada. Identificado como KB5034765, o Patch Tuesday deste mês traz mudanças interessantes, incluindo o recurso "desinstalar o Microsoft Edge" na Europa. Com isso, será possível remover o navegador igual um aplicativo comum. Além disso, o sistema ganhou uma correção de um bug que causava o travamento da barra de pesquisa em alguns cenários.

Windows 11 recebe atualização de fevereiro

Microsoft lança atualização (KB5034765) de fevereiro de 2024 para o Windows 11. Fonte: Oficina da Net
Microsoft lança atualização (KB5034765) de fevereiro de 2024 para o Windows 11. Fonte: Oficina da Net

Além da possibilidade de excluir o navegador Microsoft Edge em computadores na Europa, a Microsoft trouxe na atualização de fevereiro do Windows 11 uma correção de um bug que causava o travamento da barra de pesquisa em alguns cenários.

Houve tambem o aprimoramento do desempenho em chamadas de vídeo, que anteriormente estavam sendo interrompidas ou apresentavam inconsistências na transmissão.

No patch tuesday de fevereiro, foi corrigido tambem um problema relacionado a impressoras, onde os computadores travavam após a adição de um novo software de impressora. Foi aplicada tambem uma correção para resolver um problema que impedia o fechamento correto da caixa de mensagem do Explorador de Arquivos (File Explorer).

Foi solucionado tambem um bug que os dados de um arquivo compactado em 7-Zip não aparecessem, fazendo pensar que eles estavam vazios quando na verdade não estavam.

Changelog completo

Abaixo as principais alterações aplicadas com a instalação da atualização KB5034765 do Windows 11.

  • Correção de um problema que alterava o fuso horário d área de trabalho.
  • Solução do travamento do Windows 11 ao sair do modo de suspensão.
  • Melhorias nos emojis 3D.
  • Aprimoramento do WMI (Windows Management Instrumentation).
  • Correção de um bug que causava a exibição errônea das configurações de segurança de Wi-Fi.
  • Aprimoramento do BitLocker para manter os dados seguros (somente para clientes empresariais).
  • Atualização da lista de drivers que podem ser arriscados, ajudando a manter a instalação do Windows protegida contra-ataques.
  • Aprimoramento do desempenho geral em fones de ouvido Bluetooth com suporte a BLE. A instalação evitará que o som desapareça ao ouvir música.

Baixe e instale manualmente a atualização KB5034765

É possível baixar a atualização KB5034765 para Windows 10 manualmente aqui. Após acessar a página do catálogo do Microsoft Update, siga o passo a passo abaixo.

Passo 01: Ao acessar o catálogo do Microsoft Update, haverá várias atualizações disponíveis. Você deverá localizar o patch compatível com a atualização KB5034765 para a versão do Windows 11 que está no seu computador (23H2 e 22H2).

Passo 02: Selecione o botão "transferir" ao lado da versão que deseja baixar do Windows 10.

Passo 03: Clique com o botão direito no link e selecione "salvar como" para começar o download.

Problemas conhecidos na atualização

Até o momento a Microsoft não relatou problemas com a atualização de fevereiro (KB5034765) do Windows 11 nas versões 23H2 e 22H2. Caso esteja enfrentando algum mal funcionamento em aplicativos ou no próprio sistema operacional, comente abaixo e compartilhe conosco a sua experiência.