O Windows 10 irá receber mais atualizações se você pagar, diz Microsoft. O sistema operacional não irá receber mais atualizações a partir do dia 14 de outubro de 2025, mas a Microsoft decidiu oferecer a oportunidade de continuar a obter novos patches de segurança para usuários domésticos e empresas, mas somente se você pagar por eles. O pagamento pelas atualizações será anual e permitirá atualizações de segurança por até três anos.

Como vai funcionar o recebimento de atualizações pago

Microsoft oferecerá mais atualizações ao Windows 10 caso o usuário doméstico ou empresa pague por isso. Fonte: Oficina da Net
Microsoft oferecerá mais atualizações ao Windows 10 caso o usuário doméstico ou empresa pague por isso. Fonte: Oficina da Net

Embora a Microsoft recomende a migração para o Windows 11, a companhia diz que entende que há cenários que podem impedir a atualização dos computadores do Windows 10 para a próxima geração do sistema operacional. Por isso, a empresa informa que "oferecerá atualizações de segurança estendidas".

A Microsoft decidiu que irá oferecer "Atualizações de Segurança Estendidas" (ESU) após o EoS (End of Service ou Fim do Serviço) do Windows 10. Entretanto, a empresa diz que para fazer isso, será necessário pagar.

No Blog profissional de TI do Windows da Microsoft foi publicado um texto para lembrar os usuários que o último dia de suporte do Windows 10 é 14/10/2023. A explica que a partir desta data ""não será mais fornecer correções de bugs para problemas, correções de segurança para vulnerabilidades, atualizações de fuso horário ou suporte técnico para problemas que possam ocorrer".

Como vai funcionar o pagamento

O pagamento pelas atualizações será anual. Você poderá receber atualizações de segurança por até 3 anos, mas somente para correções relacionadas a recursos já existentes e a segurança do sistema operacional.