O OneDrive pode ter problemas que impedem que a sincronização dos arquivos funcione corretamente no Windows 10 e no Windows 11. Ao redefinir o aplicativo é possível resolver essa questão, mas há também alternativas menos extremas que a redefinição. Confira aqui o passo a passo para todas as formas conhecidas para resolver o problema de sincronização de arquivos do OneDrive.

O que acontece quando o OneDrive é redefinido no Windows?

Como reiniciar ou redefinir o aplicativo OneDrive no Windows 10 e no Windows 11. Fonte: Unsplash (Foto por Ed Hardie)
Como reiniciar ou redefinir o aplicativo OneDrive no Windows 10 e no Windows 11. Fonte: Unsplash (Foto por Ed Hardie)

Antes de redefinir o OneDrive no Windows 10 ou no Windows 11, é importante saber o que acontece ao fazer isso. Felizmente o processo não apaga os arquivos do PC e nem os que estão armazenados no OneDrive.

Ao redefinir o OneDrive, todas as conexões entre o PC e o aplicativo serão desconectadas. O objetivo é simplesmente desconectar e reconectar. Caso você tenha selecionado alguma pasta especifica para fazer o backup, é preciso que você configure novamente isso, pois o OneDrive perderá as configurações personalizadas.

Antes de redefinir o OneDrive no Windows, tente isso

Tempo necessário: 3 minutos

Por vezes reiniciar o OneDrive pode resolver os problemas de sincronização de arquivos no Windows. Esta é uma alternativa mais simples que a redefinição do aplicativo. Confira o passo a passo.

  1. Embaixo, no canto direito na barra de tarefas, clique no símbolo de nuvem do OneDrive selecionando a seta para cima.

    Passo 1 de: Antes de redefinir o OneDrive no Windows, tente isso
  2. Selecione o símbolo de engrenagem em cima no canto direito da janela do OneDrive.

    Passo 2 de: Antes de redefinir o OneDrive no Windows, tente isso
  3. Clique em "Pausar sincronização".

    Passo 3 de: Antes de redefinir o OneDrive no Windows, tente isso
  4. Selecione "Sair do OneDrive".

    Passo 4 de: Antes de redefinir o OneDrive no Windows, tente isso
  5. Confirme a sua escolha.

  6. Clique no menu iniciar e localize o OneDrive na lista de aplicativos para abri-lo novamente.

Como redefinir o OneDrive no Windows 10 e no Windows 11

Tempo necessário: 3 minutos

  1. Localize o arquivo "onedrive.exe" clicando no menu Iniciar e escrevendo "OneDrive".

  2. Clique com o botão direito do mouse no "OneDrive" e selecione "Abrir local do arquivo".

  3. Na janela que foi aberta, selecione com o botão direito o atalho do OneDrive e clique em "Propriedades".

  4. Copie o endereço que está escrito na frente de "Destino" (aqui apareceu "C:\Program Files\Microsoft OneDrive\OneDrive.exe")

  5. Pressione ao mesmo tempo as teclas "Windows + R" para acessar o "Executar" e adicione "/reset" na frente do endereço do arquivo "OneDrive.exe" que foi localizado. Exemplo: "C:\Program Files\Microsoft OneDrive\OneDrive.exe/reset".

    Passo 5 de: Como redefinir o OneDrive no Windows 10 e no Windows 11
  6. Clique no botão "Ok".