Após anunciar que iria duplicar as fotos do OneDrive que estiverem em álbuns, a Microsoft recebeu diversas críticas dos clientes de seu serviço de armazenamento na nuvem. Com isso, a desenvolvedora do Windows decidiu voltar atrás na sua decisão, mantendo a experiência atual do OneDrive.

Microsoft não vai mais duplicar as fotos no OneDrive

OneDrive permanecerá com a mesma experiência atual, diz Microsoft após desistir a ideia de duplicar fotos em álbuns. Fonte: Vitor Valeri
OneDrive permanecerá com a mesma experiência atual, diz Microsoft após desistir a ideia de duplicar fotos em álbuns. Fonte: Vitor Valeri

Na página de suporte da Microsoft, a empresa relata que no dia 31 de agosto foram enviados e-mails para diversos usuários do OneDrive comunicando que a partir do dia 16 de outubro de 2023 os arquivos de fotos e vídeos que estão em álbuns armazenados no OneDrive iriam ser contabilizados duas vezes, pois a Galeria e os Álbuns seriam considerados duas coisas diferentes. Desta forma, depois da data mencionada, os usuários encontrariam a mesma foto na "Galeria" e nos álbuns, tendo a escolha de deletar o arquivo em um dos dois sem perda alguma. Entretanto, a companhia disse agora, no início de outubro, o seguinte:

Com base no feedback que recebemos, ajustamos nossa abordagem e não lançaremos mais esta atualização. Manteremos a experiência atual do álbum de fotos, como é hoje.

A Microsoft chegou a dizer que iria oferecer uma capacidade extra de armazenamento para realizar a duplicação de fotos entre a Galeria e os Álbuns. Entretanto, mesmo assim, os usuários não gostaram da ideia e é provável que não foi devido a uma questão de armazenamento e sim de organização dos arquivos.

O que é a "Galeria" do OneDrive e qual a diferença dos álbuns?

O local de armazenamento padrão de fotos do OneDrive chama-se "Galeria". Todas as imagens que são enviadas para o OneDrive vão para lá. Os álbuns são criados pelo próprio usuário e são como pastas do Explorador de Arquivos no Windows. Atualmente o OneDrive utiliza-se de vários atalhos e quando se exclui uma foto na Galeria, ela também será excluída no álbum criado por você.