O ChromeOS 107 está sendo lançado para o público geral. Dentre as novidades, temos como destaque o enquadramento automático em chamadas de vídeo, o aprimoramento do filtro de arquivos, mesclagem de tabs (desks) e tabs (desks) salvas. Além disso, é importante lembrar que o navegador Chrome também foi atualizado para a versão 107, trazendo também diversos benefícios para os usuários.

Novidades e aprimoramentos trazidos pelo ChromeOS 107. Fonte: Vitor Valeri
Novidades e aprimoramentos trazidos pelo ChromeOS 107. Fonte: Vitor Valeri

Enquadramento automático da câmera

Agora, com o ChromeOS 107 é capaz de enquadrar automaticamente a imagem da pessoa transmitida pela câmera para manter o rosto no centro. De acordo com o Google, é necessário que o dispositivo seja compatível com o recurso. Caso haja compatibilidade, irá aparecer uma notificação quando ativar pela primeira vez a câmera após a atualização do sistema operacional.

Enquadramento automático no ChromeOS 107. Fonte: Google
Enquadramento automático da câmera no ChromeOS 107. Fonte: Google

Bloquear a tela sem desligar

Agora, após a atualização para o ChromeOS 107, será possível bloquear a tela enquanto a tampa do Chromebook estiver fechada e manter o computador ativo ao mesmo tempo.

Filtro de arquivos aprimorado

Agora a pesquisa de arquivos ficou mais fácil. Ao tentar pesquisar no aplicativo Arquivos, a guia (aba) "recentes" disponibilizará categorias, possibilitando filtrar entre "áudio", "documentos", "imagens" e "videos".

Filtro de arquivos aprimorado no ChromeOS 107. Fonte: Google
Filtro de arquivos aprimorado no ChromeOS 107. Fonte: Google

Mesclar tabs

As tabs (desks) virtuais se tornaram uma das melhores ferramentas de produtividade no ChromeOS. O Google está trabalhando para aumentar limite de tabs virtuais de oito para dezesseis. Para gerenciar todos estes espaços, foi desenvolvido um recurso que permite mesclar as tabs com um único clique.

Tabs salvas

Além de permitir a mesclagem de tabs, agora é possível salvar tabs para se utilizar depois. Desta forma, é possível reabrir tudo o que foi salvo em um momento que determinadas tabs forem úteis.

Tabs (desks) salvas no ChromeOS 107. Fonte: Google
Tabs (desks) salvas no ChromeOS 107. Fonte: Google