Se você usa computador há algum tempo, certamente se lembra do problema de "janela cascata fantasma" que costumava ocorrer nas versões mais antigas do Windows. Quando o computador travava, algumas vezes era possível arrastar as janelas ativas, o que resultava em um efeito de cascata bem legal. Foi só com a chegada do Windows Vista que a Microsoft corrigiu esse erro de renderização.

Como reproduzir erro de cascatas em janela do Windows XP?

Weeeee! Os computadores eram lentos e travados, mas a gente se divertia! Fonte: Oficina da Net
Weeeee! Os computadores eram lentos e travados, mas a gente se divertia! Fonte: Oficina da Net

Pessoalmente, lembro de ficar vários minutos criando "obras de arte" enquanto aguardava o computador voltar a funcionar (ou até ficar entediado e reiniciá-lo). Felizmente, se você está a procura de reviver esses momentos nostálgicos, o usuário @ybenbihi do GitHub recriou um simulador que consegue reproduzir a falha de maneira bem convincente:

Clique aqui para acessar o site e criar cascatas pela tela.

Basta clicar no link, abrir a página e arrasta a barra de tarefas simulada. Apesar de simples, o site permite que você use vários tipos diferentes de janelas, como a do Team Fortress 2, Internet Explorer, Gerenciador de Tarefas, AOL Messenger, Mozilla Firefox, dentre outras.

Para limpar a tela e começar de novo, basta pressionar a tecla "R" do teclado. Entretanto, isso é tudo que podemos fazer na página do GitHub.

Como o famoso erro acontecia?

Antes, precisamos entender como as versões do Windows funcionavam: Resumidamente, quando você arrastava uma janela, o sistema deletava a imagem original e a renderizava imediatamente na nova localização. Quando o programa travava, não conseguia mais responder ao comando de deletar a última posição, simplesmente renderizando novas, sem deletar as antigas. O resultado disso tudo são as lindas cascatas que criamos anos atrás.

Esse erro não é mais replicável no Windows pois a Microsoft colocou bloqueios que impedem que as janelas irresponsivas sejam arrastadas. Quando clicamos, temos uma mensagem acizentada de "O programa não está mais respondendo", com a opção de encerrar. Mesmo quando conseguimos arrastar a janela, o Windows torna invísivel as versões de janelas antigas.

Confira dicas uteis para o Windows

Caso você esteja procurando dicas úteis para o Windows, nós aqui do Oficina da Net temos uma categoria só disso. São tutorias diversos que vão te familiarizar ainda mais com o sistema operacional da Microsoft, como a lista de Atalhos para o Windows 11, Como Gravar a tela no Windows, Como Ativar os Novos Widgets, dentre centenas de outros.

Deixe seu comentário abaixo, gostamos muito do Feedback e estamos sempre procurando melhorar o conteúdo aqui do site!