A Microsoft confirmou que as últimas atualizações do Windows 11 estão causando problemas de velocidade em conexões VPN L2TP/IPsec. A informação foi notada pelo site BleepingComputer, onde é dito que a atualização opcional de abril (KB5025305) e a atualização de maio (KB5026372) acabaram causando lentidão em conexões VPN no Windows 11. Confira a seguir os detalhes e como resolver.

Microsoft confirma lentidão em conexões VPN do Windows 11

Lentidão em conexões VPN no Windows 11 é causado pela atualização de maio de 2023, diz Microsoft. Fonte: Oficina da Net
Lentidão em conexões VPN no Windows 11 é causado pela atualização de maio de 2023, diz Microsoft. Fonte: Oficina da Net

De acordo com relatos de usuários notados pelo BleepingComputer, a atualização de maio para Windows 11, que trouxe as mesmas correções do patch opcional de abril, acabaram causando um grande problema de velocidade em conexões VPN L2TP/IPsec. Um usuário relatou no Reddit o seguinte:

Sem problemas para se conectar à VPN, apenas quando você entra, as velocidades são extremamente lentas e o RDP basicamente atinge o tempo limite. Uma pesquisa rápida na web confirma que o KB5025305 causa problemas de velocidade na VPN L2TP/IPsec.

Outro administrador de PC com Windows 11 relatou no Reddit falando:

Nossos usuários estão enfrentando isso, com uma estranha estranheza: um grupo de 5 a 6 usuários é capaz de obter velocidades de 100m para baixo e 80m para cima, mas a grande maioria obtém velocidades abaixo de 1m e abaixo de 1m.

Ao que parece, o problema está afetando apenas computadores conectados via Wi-Fi. Os PCs que estão conectados através de cabos ethernet não são afetados. Um porta-voz da Microsoft disse ao BleepingComputer no início desta semana o seguinte:

A Microsoft está ciente do problema e está investigando.

Solução temporária recomendada pela Microsoft

A única forma de se livrar temporariamente do problema de conexão VPN com velocidades lentas é desinstalando a última atualização. De acordo com a Microsoft, "para remover o LCU após instalar o pacote SSU e LCU combinado, use a opção de linha de comando DISM/Remove-Package com o nome do pacote LCU como argumento. Você pode encontrar o nome do pacote usando este comando: DISM /online / get- pacotes."

É importante lembrar que ao remover a atualização de maio (KB5026372) para Windows 11, você perderá todas as correções aplicadas pelo patch como, por exemplo, a do bug que causava lentidão do SSD, afetando as velocidades de gravação, além de problemas de desempenho em jogos.

Para desinstalar a atualização mais recente do Windows 11 versão 22H2, siga o passo a passo abaixo.

Passo 01: Clique no menu iniciar e selecione o "Windows Update"

Passo 02: Ao acessar a janela do Windows Update, selecione "Exibir histórico de atualizações"

Passo 03: Localize a atualização KB5026372 e clique em desinstalar.

Passo 04: Reinicie o computador.

Pronto, após reiniciar o computador, provavelmente os problemas terão se resolvido.

O que há de novo na atualização de maio (KB5026372) do Windows 11?

A compilação 22621.1702 do Windows 11 versão 22H2 chega através da instalação do patch KB5026372. Ao atualizar, serão aplicadas 20 alterações, onde temos como destaque as seguintes mudanças:

  • Correção de um bug que afetava as políticas assinadas do Windows Defender Application Control (WDAC), que não estavam sendo aplicadas ao Secure Kernel quando o Secure Boot estava ativado.
  • Solução de um problema que causava a visualização de tarefas exibida na área errada ao fechar um jogo em tela cheia usando Win+Tab.
  • Correção de um problema nos logins de PIN do Windows Hello for Business para Serviços de Área de Trabalho Remota, que anteriormente exibiam uma mensagem de erro: "A solicitação não é suportada".
  • Solução de bug no GPResult e no conjunto de políticas resultantes devido a um problema nas políticas de bloqueio de conta do administrador.
  • Correção de um problema que afetava o Unified Write Filter (UWF), onde os dispositivos paravam de responder ao serem desligados usando uma chamada para Windows Management Instrumentation (WMI).
  • Correção de um problema de travamento no Resilient File System (ReFS) que impedia a inicialização correta do sistema operacional.
  • Solução de bugs nos comandos MySQL, que falhavam em contêineres Windows Xenon.
  • Correção de um problema de disponibilidade do ponto de extremidade direto do SMB em sistemas que usam conjuntos de caracteres multibyte.
  • Correção de um bug que acontecia com aplicativos que usam DirectX em drivers gráficos Intel mais antigos, onde anteriormente eles apresentavam um erro de apphelp.dll.
  • Solução um bug no LAPS (Local Administrator Password Solution) que causava falha ao gerenciar a senha local da conta quando estava configurada em circunstâncias específicas.