A atualização KB5023778 para Windows 11 foi lançada no dia 28 de fevereiro como um patch opcional e traz novos recursos, aprimoramentos e correções de bugs, e já segue o novo cronograma de updates da Microsoft. Em destaque, temos as "notificações para contas Microsoft", a alteração das cores da caixa de pesquisa e a correção de um problema no Windows Search, onde a pesquisa do Windows falhava ao exibir imagens.

É importante lembrar que este patch opcional não será baixado e instalado automaticamente. Para aplicá-lo em seu computador, é necessário que o usuário acesse a seção de "Atualização e Segurança" no aplicativo "Configurações" e clique em "baixar e instalar". Note que estas mesmas alterações serão implementadas no Patch Tuesday de abril de 2023 para Windows 11.

Atualização KB5023778 para Windows 11 22H2 (Compilação 22621.1485)

Microsoft disponibiliza atualização opcional KB5023778 para Windows 11 versão 22H2. Fonte: Oficina da Net
Microsoft disponibiliza atualização opcional KB5023778 para Windows 11 versão 22H2. Fonte: Oficina da Net

A compilação 22621.1485 do Windows 11 traz um novo conjunto de notificações, que irá ser exibido no menu suspenso de desligar (ou reiniciar, suspender) do menu iniciar. A Microsoft descreve a novidade dizendo:

Esta atualização apresenta notificações para contas da Microsoft no menu Iniciar. Isso está disponível apenas para um pequeno público no momento. Ele será implantado de forma mais ampla nos próximos meses. Alguns dispositivos podem notar diferentes tratamentos visuais à medida que coletamos feedback.

Desde novembro de 2022, a novidade está em testes, mas finalmente a Microsoft compartilhou uma captura de tela mostrando como serão exibidas as notificações aos usuários do Windows 11.

A atualização de visualização KB5023778 do Windows 11 traz diversas correções e melhorias. Desta vez, temos como destaque as seguintes alterações:

  • Correção de um problema que afeta o Bloco de Notas em Configurações. Não é mostrado todas as opções.
    Solução de um bug no PowerPoint, onde o programa para de responder quando se utiliza recursos/ferramentas de acessibilidade.
  • Correção de um erro que afeta o Microsoft Narrador. Há uma falha ao ler itens em listas suspensas no Excel.
  • Corrige um problema que afeta impressoras USB, onde o sistema classifica as impressoras como dispositivos multimidia, mesmo que elas não sejam.
  • Novos recursos e aprimoramentos para o Microsoft Defender.
  • Correção de um problema que afeta as configurações de política de complexibdade para PINs. Elas estavam sendo ignoradas.
  • Solução de um bug que afeta um Clustered Shared Volume (CSV). O CSV falha para ficar online. Isso ocorre quando o usuário habilita protetores gerenciados por CSV do BitLocker e CSV local e o sistema tiver girado recentemente as teclas BitLocker.
  • Correção de um bug que afeta usuários do Active Directory & Computadores. O problema faz com que ele pare de responder. Isso ocorre quando se utiliza a exibição do TaskPad para habilitar ou desabilitar muitos objetos ao mesmo tempo.
  • Solução para um problema que afeta o Remote Procedure Call Service (rpcss.exe). O bug causava uma condição de corrida entre o Distributed Component Object Model (DCOM) e o Microsoft Remote Procedure Call (RPC).
  • Corrige um problema onde o Microsoft PowerPoing pare de responder na área de trabalho virtual do Azure (AVD). O bug ocorre quando se utiliza o Visual Basic for Applications (VBA).
    Solução de um problema na pesquisa do Windows (Windows Search), onde há uma falha de imagens no menu.
  • Atualização do Group Policy Editor, adicionando o TLS (Transport Layer Security) 1.3 à lista de protocolos que você pode definir.
  • Alteração afeta a República Árabe do Egito. Dá suporte à ordem de alteração do horário de verão do governo para 2023.
  • Atualização do jscript9Legacy.dll. Isso adiciona o ITracker e o ITrackingService para impedir que o MHTML não responda.
  • Correção de um problema que afeta o HTA (Microsoft HTML Application Host). Esse problema bloqueia a execução de código que usa o Microsoft HTA. Isso ocorre quando você ativa o modo de aplicação Windows Defender Application Control (WDAC) User Mode Code Integrity (UMCI)
  • Atualização do Group Policy Management Console. Isso corrige um erro de script na janela de preferências.
  • Solução de um problema que afetava o cliente WinRM (Gerenciamento Remoto do Windows). O cliente retorna um erro do servidor HTTP status (500). Esse erro ocorre quando ele executa um trabalho de transferência no "Storage Migration Service" (Serviço de Migração de Armazenamento).
  • Correção de um problema do Desired State Configuration que causava a perda das configurações feitas anteriormente. Isso irá acontecer se o metaconfig.mof estiver ausente.
    Solução de um bug que afeita o Dynamic Host Configuration Protocol (DHCP) opção 119 - Domain Search Option. Este erro impede que o usuário utilize uma Lista de Pesquisa de Sufixo DNS específica para conexão.
  • Correção de um problema raro onde um destino de entrada seja nulo. Esse bug ocorre quando o usuário tenta converter um ponto físico em um ponto lógico durante um teste de sucesso, causando um erro de parada.
  • Solução de um erro de certificado Simple Certificate Enrollment Protocol (SCEP). O sistema avisa que há instalações de certificado SCEP como falha, mas na verdade deveria haver um alerta para dizer que estão pendentes.
  • Correção de um bug que afeta a nova API do WinRT (Windows Runtime). Esse problema impedia que um aplicativo consultasse informações de localização usando MBIM2.0+.
    Alteração nas preferencias de remapping do controle do Xbox na área de trabalho.
    Solução de um bug que afetava o áudio, causando falhas. Geralmente ocorria quando o sistema está sob cargas pesadas ou sai do modo de hibernação.
  • Correção de um problema que afetava aplicativos Win32 e Universal Windows Platform (UWP). Os apps estavam fechando quando o computador entrava em standby. Esse bug ocorre quando certos recursos do Bluetooth do Vincular ao Celular estiverem ativos.

Como baixar a atualização agora

Para obter as melhorias de desempenho proporcionadas pela nova atualização do Windows 11, siga os passos:

Passo 01: Clique na bandeira do Windows embaixo para abrir o menu iniciar.

Passo 02: Selecione o símbolo de engrenagem no canto esquerdo embaixo da coluna.

Passo 03: Role a tela para baixo e selecione "atualização e segurança".

Passo 04: Selecione "verificar se há atualizações".

Passo 05: Selecione em "Baixar e instalar" nas atualizações.

Baixe e instale manualmente a atualização KB5023778

É possível baixar a atualização KB5023778 para Windows 11 manualmente aqui. Após acessar a página do catálogo do Microsoft Update, siga o passo a passo abaixo.

Passo 01: Ao acessar o catálogo do Microsoft Update, haverá várias atualizações disponíveis. Você deverá localizar o patch compatível com a atualização KB5023778 para a versão do Windows 11 que está no seu computador.

Passo 02: Selecione o botão "transferir" ao lado da versão que deseja baixar do Windows 11.

Passo 03: Clique com o botão direito no link e selecione "salvar como" para começar o download.

O que achou da nova atualização disponibilizada pela Microsoft para o Windows 11 22H2? Está tendo algum problema com o novo patch? Comente abaixo e compartilhe conosco o caso que está acontecendo em seu computador.