O Windows 11 22H2 ganhou diversas novidades nesta semana, incluindo a atualização mensal, conhecida popularmente como Patch Tuesday, de fevereiro, e uma nova compilação do sistema operacional no canal de desenvolvedores (Dev Channel), disponível para participantes do programa Windows Insider.

Embora o termo "Patch Tuesday" seja utilizado com frequência pelos veículos de informação, ele não é oficial. No caso das atualizações mensais da Microsoft, a empresa caracteriza o update de seu sistema operacional como "B release", para diferenciar dos lançamentos de patchs "C" e "D", que acontecem na terceira e quarta semana do mês, respectivamente.

Principais atualizações da semana do Windows 11. Fonte: Oficina da Net
Principais atualizações da semana do Windows 11. Fonte: Oficina da Net

Com relação a versão de testes do sistema operacional, a Microsoft lança versões prévias do Windows chamadas "Insider Preview" através de canais, onde cada um é voltado para um propósito em específico. Ao todo, existem 3 canais: Dev, Beta e Release Preview. No canal Dev são lançadas atualizações do Windows voltadas para usuários altamente técnicos, que desejam ser os primeiros a ver e testar novos recursos adicionados pela empresa, mas estas versões costumam ser as mais instáveis de todas. Já no canal Beta, a Microsoft disponibiliza versões de testes do Windows para usuários iniciantes e profissionais de TI que simplesmente querem ver o que está por chegar ou conferir quais as alterações mais recentes realizadas pelos engenheiros da companhia.

Por último, ainda há o canal "release preview" (visualização de lançamento), que conta com a versão do Windows que está prestes a ser lançada no formato de compilação estável. As compilações estáveis representam a versão do sistema operacional que os usuários comuns (público geral) recebem ao atualizar normalmente via Windows Update.

Windows 11 22H2: Novidades adicionadas na atualização de fevereiro de 2023

A atualização de fevereiro de 2023 para Windows 11 22H2 foi disponibilizada na última terça-feira (14) através do Windows Update. Trata-se de uma atualização automática do sistema operacional, pois é uma versão estável do Windows feita para realizar correções de bugs, soluções de segurança, aprimoramentos e implementação de novos recursos. Ao realizar esta atualização (KB5022845), o Windows 11 versão 22H2 irá avançar para a compilação (build) 22622.1265.

Captura de tela da atualização de fevereiro de 2023 (KB5022845) do Windows 11 versão 22H2. Fonte: Adalton
Captura de tela da atualização de fevereiro de 2023 (KB5022845) do Windows 11 versão 22H2. Fonte: Adalton

A principal novidade para a atualização da versão estável do Windows 11 22H2 neste mês de fevereiro é a integração do .NET Framework nos novos pacotes do Windows Update baseados em Unified Update Platform (UUP-based). Com isso, o usuário terá uma experiência de atualização melhor, com menos reinicializações. Além disso a Microsoft disse que trará mais controle sobre as atualizações opcionais, incluindo a de patches do .NET Framework.

O Oficina da Net publicou uma matéria citando todas as correções de problemas causados por bugs que foram aplicadas na compilação 22622.1265 do Windows 11 22H2, além de mencionar as inconsistências no funcionamento do sistema operacional que ainda não foram corrigidas pela Microsoft.

Compilação 25300 do Windows 11: novidades da versão de testes

A compilação 25300 do Windows 11 foi disponibilizada pela Microsoft na última quarta-feira (15) no canal Dev, ou seja, trata-se de uma versão do sistema operacional que ainda está em fase inicial de testes. Embora a empresa tenha publicado um documento com as mudanças aplicadas nesta atualização, nem todas as alterações foram citadas, como você verá abaixo.

No documento publicado pela Microsoft a respeito da compilação 25300 do Windows 11 para os participantes do programa Windows Insider, a empresa cita as principais mudanças feitas nesta atualização. São elas:

  • Atualização da Microsoft Store, trazendo algumas mudanças visuais para a página inicial da Store, resultados de pesquisa e muito mais.
  • Introdução de legendas ao vivo em mais idiomas com esta compilação.
  • Conjunto de alterações e melhorias gerais, bem como algumas boas correções para alguns problemas conhecidos.

A Microsoft Store está ganhando algumas melhorias. De acordo com as notas da atualização, foram aplicados os seguintes aprimoramentos:

Revisão completa da página inicial da Microsoft Store: com uma interface de usuário totalmente nova e animações que tornam a loja de aplicativos mais fácil de usar. Para navegar, há o suporte qualquer tipo de entrada (toque, caneta, mouse e trackpad), tornando-a versátil e confortável. Observe que esse recurso está sendo lançado para uma parte limitada de Insiders como parte de um lançamento em fases.

Captura de tela mostrando a revisão completa da página inicial da Microsoft Store. Fonte: Microsoft
Captura de tela mostrando a revisão completa da página inicial da Microsoft Store. Fonte: Microsoft

Layout da página de resultados de pesquisa foi aprimorado com um design simplificado, permitindo ao usuário encontrar o conteúdo desejado com mais rapidez e eficiência.

Captura de tela mostrando o layout da página de resultados de pesquisa da Microsoft Store. Fonte: Microsoft
Captura de tela mostrando o layout da página de resultados de pesquisa da Microsoft Store. Fonte: Microsoft

Cartões (cards) de aplicativos com um design atualizado, que dá vida aos seus aplicativos favoritos. O novo visual destaca o conteúdo de uma forma visualmente impressionante e reflete com precisão a marca de cada aplicativo.

Captura de tela mostrando os cartões (cards) de aplicativos com um design atualizado na Microsoft Store. Fonte: Microsoft
Captura de tela mostrando os cartões (cards) de aplicativos com um design atualizado na Microsoft Store. Fonte: Microsoft

Atualização da página de configurações da Microsoft Store, com melhor alinhamento aos controles do sistema "Fluent Design" e adição uma pequena alteração nas animações.

Como citamos acima, outra novidade que chegou à compilação 25300 do Windows 11 é a adição de mais idiomas às legendas ao vivo. Este recurso foi lançado na atualização 22H2 do Windows 11, que começou a ser disponibilizada no dia 20 de setembro de 2022.

O recurso de legendas ao vivo do Windows 11 gera automaticamente legendas de qualquer forma de conteúdo de áudio no sistema operacional, permitindo que o usuário controle o PC e crie textos utilizando apenas a sua vez. Na nova compilação disponibilizada no canal Dev, foram adicionados mais idiomas à esta tecnologia, incluindo português brasileiro, além de chinês (simplificado e tradicional), francês, alemão, italiano, japonês, espanhol e outros dialetos ingleses.

Captura de tela mostrando a adição de mais idiomas adicionados ao recurso de legendas ao vivo no Windows 11. Na imagem de exemplo, o idioma é o japonês. Fonte: Microsoft
Captura de tela mostrando a adição de mais idiomas adicionados ao recurso de legendas ao vivo no Windows 11. Na imagem de exemplo, o idioma é o japonês. Fonte: Microsoft

Outra novidade presente na versão de testes do Windows 11 foi o atalho e algumas alterações de interface para o novo mixer de volume. A implementação foi notada pelo site NeoWin, onde é dito que o usuário "PhantomOfEarth" revelou no Twitter que a Microsoft adicionou um novo atalho para abrir o mixer, que o usuário poderá visualizar ao abrir o menu suspenso).

Captura de tela mostrando o atalho do novo mixer de volume do Windows 11. Fonte: Neowin
Captura de tela mostrando o atalho do novo mixer de volume do Windows 11. Fonte: Neowin

Segundo as informações, o novo mixer ganhou alguns ajustes em sua interface, mas ainda está escondido no sistema operacional. Ele pode ser ativado utilizando o aplicativo ViveTool, disponível para download no GitHub.