Ao longo dos lançamentos de seus sistemas operacionais, a Microsoft, no início, seguiu uma nomenclatura que fazia sentido. Entretanto, houve alguns casos em que a sequência de lançamentos escolhida não seguiu uma lógica, como, por exemplo, no Windows 95, no Windows 2000 e assim por diante, até chegar ao lançamento do Windows 8 e, do nada, pular o Windows 9 e ir para o Windows 10. Pelo menos, após esses saltos, a Microsoft lançou o Windows 11 e, ao que parece, irá lançar o Windows 12 (confira tudo o que se sabe até o momento sobre ele aqui).

Embora não exista nenhuma explicação oficial para a Microsoft ter saído do Windows 8, pulado o Windows 9 e ido para o Windows 10, há algumas respostas espalhadas pela internet. Algumas fazem muito sentido, inclusive.

Por que a Microsoft decidiu pular o Windows 9?

Por que a Microsoft decidiu pular o Windows 9 e lançar o Windows 10. Fonte: Oficina da Net
Por que a Microsoft decidiu pular o Windows 9 e lançar o Windows 10. Fonte: Oficina da Net

No momento em que o Windows 10 foi lançado, houve muitas especulações sobre o motivo pelo qual a Microsoft decidiu pular o Windows 9. Um dos mais aceitos é devido ao fato de que diversos programas antigos utilizam em seu código o nome "Windows 9" para se referir ao Windows 95 e ao Windows 98. Então, para evitar um grande problema, a empresa pode ter decidido chamar seu novo sistema operacional de "Windows 10". Essa teoria foi mencionada no subreddit "technology" e você pode conferir a publicação abaixo.

Outra possível razão da escolha do nome "Windows 10" ao invés de "Windows 9" seria simplesmente por marketing. Segundo Mary Jo Foley, popular especialista de produtos Microsoft, foi escolhido "Windows 10" porque a companhia queria mostrar que seu sistema operacional sofreria uma grande atualização.

A Microsoft optou pelo Windows 10 porque queria significar que o próximo lançamento do Windows seria a última "grande" atualização do Windows.

Como já se sabe, o Windows 10 não é o sistema operacional mais recente lançado pela Microsoft. A empresa lançou o Windows 11 no final de 2021. Você pode conferir nosso artigo sobre quantas versões do Windows já foram lançadas desde o início.

No fim, será que valeu a pena deixar de lançar o Windows 9?

Sem dúvidas o Windows 10 foi um grande sucesso no mundo, mesmo com diversos bugs e aprimoramentos por serem implementados. Se você olhar os dados de participação no mercado de sistemas operacionais da Microsoft que nós mostramos em nosso artigo sobre qual o Windows mais utilizado no mundo, verá a rápida evolução que o sistema operacional teve desde quando foi lançado comparado aos outros lançados anteriormente.

Em fevereiro de 2023 o Windows 10 ainda é o SO mais utilizado do mundo com 72,18% de participação no mercado dos sistemas operacionais da Microsoft. Fonte: statcounter
Em fevereiro de 2023 o Windows 10 ainda é o SO mais utilizado do mundo com 72,18% de participação no mercado dos sistemas operacionais da Microsoft. Fonte: statcounter

Em 2018, o Windows 10 ultrapassou o Windows 7 com quase 43% de participação no mercado de sistemas operacionais da Microsoft. O pico de participação do Windows 10, considerando os principais sistemas operacionais da Microsoft, foi em dezembro de 2021, onde o SO bateu 82,49%. Mesmo em fevereiro de 2023, o Windows 10 ainda estava com 72,18%, enquanto o Windows 11 contava com apenas 18,66%.