O Explorador de Arquivos (File Explorer) do Windows 11 ganhará uma grande atualização ainda este ano. A informação foi notada pelo site WindowsLatest, que divulgou uma dica dada pela própria Microsoft. A grande atualização do Explorador de Arquivos no Windows 11 será o "primeiro grande esforço" para tornar o gerenciador de arquivos mais "moderno", a fim de integrá-la melhor ao Microsoft 365.

Microsoft garante grande atuaização no Explorador de Arquivos

A Microsoft confirmou discretamente que está desenvolvendo uma grande atualização para o Explorador de Arquivos em um vídeo intitulado "WinUI Community Call - February 15, 2023" no canal "Windows Developer" no YouTube. De acordo com as informações, a empresa irá mudá-lo para o WinAppSDK (Windows App SDK), abrindo muitas possibilidades, incluindo uma integração melhor com o WinUI 3, acesso a novas APIs e mais.

Nova grande atualização do Explorador de Arquivos (File Explorer) no Windows 11 é provocada pela Microsoft. Fonte: Microsoft
Nova grande atualização do Explorador de Arquivos (File Explorer) no Windows 11 é provocada pela Microsoft. Fonte: Microsoft

O que é o Windows App SDK?

O Windows App SDK é um kit de desenvolvimento de software criado pela Microsoft com o objetivo de desenvolver aplicativos nativos para desktops com Windows 10 e Windows 11. Entretanto, ele não substitui o Windows SDK. Seu intuito é aprimorar apps nativos Win32 e .NET 6 e migrar aplicativos UWP (Universal Windows Platform) para modelos Win32 ou .NET, proporcionando uma interface de programação de aplicativo (API) comum baseada em metadados UWP/WinRT e WinMD.

Lançamento e disponibilidade

O novo Explorador de Arquivos (File Explorer) baseado no Windows App SDK começará a ser disponibilizado para os participantes do programa Windows Insider nas próximas semanas. Inicialmente, não haverá mudanças significativas, mas os usuários irão perceber que terá um ícone de "pizza" na barra de ferramentas quando acessarem a versão atualizada do Explorador de Arquivos.