O Windows 11 possui uma linda aparência, mas com a revisão no design que o novo sistema operacional da Microsoft teve, funcionalidades foram perdidas. Por exemplo, se você costuma arrastar e soltar a barra de tarefas ou alterar a visualização de pastas do Explorador de Arquivos (file explorer), o Windows 11 pode fazer você perder a paciência.

Recentemente a Microsoft lançou o Windows 11 Build 22557 no Dev Channel para beta testers e nesta atualização uma das maiores mudanças foi a capacidade de arrastar e soltar arquivos como imagens ou texto em um aplicativo da barra de tarefas. Por exemplo, agora você pode arrastar imagens e soltar no ícone do Outlook.

Outra melhoria que a Build 22557 trouxe foi na "visualização de pastas" do File Explorer (explorador de arquivos). Este recurso é útil em qualquer versão do Windows, pois fica mais fácil de visualizar imagens. Quando o Windows 11 foi lançado, a ausência desta funcionalidade deixou muitos utilizadores irritados.

Captura de tela mostrando a visualização de pastas no Explorador de Arquivos do Windows 11. Fonte: windowslatest
Captura de tela mostrando a visualização de pastas no Explorador de Arquivos do Windows 11. Fonte: windowslatest

É possível experimentar a compilação de testes utilizando uma VM (máquina virtual)

Caso queira experimentar os novos recursos implementados na Build 22557 do Windows 11, basta você instalar a preview (visualização) da atualização em uma máquina virtual (VM ou virtual machine) e navegar até o diretório do File Explorer (Explorador de Arquivos) que tenha imagens ou documentos que gostaria de visualizar. Confira uma captura de tela mostrando a forma que o usuário irá ver a miniatura das pastas.

Acesso rápido do Explorador de Arquivos (File Explorer) agora permite a fixação de arquivos

Ao abrir a janela do Explorador de Arquivos para acessar rapidamente os últimos arquivos salvos, editados ou abertos, você verá que é possível fixar (ou pinar) arquivos para facilitar o acesso. Veja abaixo uma captura de tela mostrando a funcionalidade.

Fixação de arquivos na visualização rápida do File Explorer. Fonte: windowslatest
Fixação de arquivos na visualização rápida do File Explorer. Fonte: windowslatest

Caso tenha uma conta no Office.com, o explorador de arquivos irá sincronizar tudo caso sua conta Microsoft esteja conectada no computador. Isso inclui o OneDrive, SharePoing e Teams. A sincronização será em tempo real, ou seja, se você fixar ou desafixar arquivos do Office.com no Acesso Rápido, isso será refletido no Office.com.

Outlook: app de e-mail ganha aprimoramento no compartilhamento de conteúdo

O recurso chamado "Outlook Desktop Integration" está sendo testado pela Microsoft neste momento e permite que se compartilhe um arquivo local utilizando o Outlook escrevendo a partir do File Explorer. A caixa do e-mail e o anexo irão aparecer na janela de compartilhamento do Explorador de Arquivos, facilitando assim o envio de e-mails.

Infelizmente só é possível compartilhar arquivos locais pelo Outlook, ainda não é permitido fazer o mesmo com arquivos armazenados no OneDrive, serviço de armazenamento e arquivos em nuvem. É importante salienta que a janela de compartilhamento do Windows 11 também conta com suporte para contatos do Microsoft 365, facilitando ainda mais o compartilhamento via Outlook.

OneDrive: Integração no File Explorer (Explorador de Arquivos)

Para facilitar o gerenciamento do OneDrive, a Microsoft está permitindo que o usuário o acesse diretamente no Filem Explorer (Explorador de Arquivos). Como você pode ver na captura de tela abaixo, é possível navegar pelas pastas do OneDrive, além de observar o status de sincronização e o uso de cotas na janela do Explorer.

Integração do File Explorer com o Outlook. Fonte: windowslatest
Integração do File Explorer com o Outlook. Fonte: windowslatest

O armazenamento utilizado no OneDrive agora é mostrado no File Explorer sem a necessidade de abrir pastas armazenadas na plataforma.

OneDrive no File Explorer. Fonte: windowslatest
OneDrive no File Explorer. Fonte: windowslatest

Lançamento e disponibilidade

No momento as novidades citadas acima estão disponíveis somente para os participantes do Programa Windows Insider. Os recursos devem estar disponíveis no Windows 11 Sun Valley 2 que será lançado entre setembro e novembro de 2022.