As guias no Windows são um dos recursos mais pedidos no Hub de Comentários. Anteriormente a Microsoft tentou implementá-las com Windows Sets. Entretanto, o trabalho em Windows Sets acabou ficando de lado, embora a empresa não tenha desistido da ideia. Agora a Microsoft voltou a trabalhar nas abas do Explorador de Arquivos (File Explorer).

Durante o Hybrid Work Event, foi confirmado pela Microsoft que as próximas atualizações de visualização irão vir com uma nova versão do Explorador de Arquivos (File Explorer). As implementações das guias estão habilitadas no File Explorer em compilações internas. Espera-se que haja o lançamento para todos ainda em 2022 já que os beta testers irão obter em breve o novo recurso.

Microsoft mostra o novo design do Explorador de Arquivos (File Explorer) em seu evento

No Hybrid Work Event a Microsoft exibiu o novo design do Explorador de Arquivos (File Explorer) que irá chegar em breve para os participantes do programa Windows Insider do Windows 11. Note na imagem abaixo que as guias do File Explorer são parecidas com as do navegador Microsoft Edge. É possível criar novas guias, arrastar e soltar e escolher entre o modo guia ou janela ao clicar com o botão direito do mouse.

Novo design do Explorador de Arquivos (File Explorer). Fonte: Microsoft
Novo design do Explorador de Arquivos (File Explorer). Fonte: Microsoft

De acordo com a Microsoft, o Explorador de Arquivos (File Explorer) agora é alimentado pela nuvem e o usuário pode receber sugestões de arquivos dos programas do Microsoft 365. Isso facilita a utilização, pois você poderá encontrar todos os arquivos em um só lugar.

Lançamento e disponibilidade

Espera-se que as melhorias do Explorador de Arquivos (File Explorer) sejam disponibilizadas para todos no Windows 11 versão 22H2 (Sun Valley 2).