O uso de 100% de GPUs da NVIDIA no Gerenciador de Tarefas do Windows 11 foi corrigido. A correção foi feita através do driver 526.98 para placas de vídeo da NVIDIA. Desde setembro a versão 22H2 do Windows 11 vem apresentando conflitos com o hardware da fabricante de chips gráficos.

O primeiro problema estava causando problemas de desempenho nos jogos em máquinas com Windows 11. Felizmente, o driver 517.48 corrigiu os erros que estavam impedindo que os jogadores tivessem uma boa experiência nos games. Porém, pouco tempo depois, foi relatado que a leitura da atividade das GPUs da NVIDIA estava "de cabeça para baixo", fazendo com que o sistema acusasse diversas vezes um uso de 100%.

Nvidia corrige bug do Windows 11 que causa 100% de uso em GPUs

Novo driver é disponibilizado para placas de vídeo NVIDIA e corrige problema que causava 100% de uso em GPUs. Fonte: Oficina da Net
Novo driver é disponibilizado para placas de vídeo NVIDIA e corrige problema que causava 100% de uso em GPUs. Fonte: Oficina da Net

Segundo a NVIDIA, o bug que estava causando o erro na leitura da atividade de suas GPUs, estava relacionado ao Desktop Windows Manager (DWM). Enquanto a empresa estava trabalhando na solução do problema, foi recomendado que os usuários desativassem a aceleração por hardware com GPUs nas configurações do Windows.

Além do problema no gráfico de uso de recursos, a NVIDIA reconhecer que estava havendo problemas de desempenho em PCs com Windows 11 versão 22H2. O mesmo estava ocorrendo com sistemas AMD Ryzen. Com a correção feita pelo driver GeForce 526.98, acredita-se que estes bugs foram resolvidos.

Driver Nvidia GeForce 526.98: O que foi corrigido?

Além das correções citadas acima, o driver mais recente para placas de vídeo GeForce da NVIDIA traz também:

  • Suporte para a GeForce RTX 4080
  • Suporte à geração de quadros DLSS para VSync quando o G-SYNC está habilitado
  • Introduz suporte para o padrão HDR10+ GAMING

Abaixo você pode baixar o driver 526.98 da NVIDIA: