O Windows 11 permitirá em breve que se filtre processos no Gerenciador de Tarefas através do nome ou ID do processo, facilitando assim sua localização para conferir o que está havendo com um programa em execução. Isso somado ao recurso de descoberta de processos que estão utilizando determinado arquivo ajudará muito na investigação de problemas ou softwares que estão limitando o desempenho do computador.

A busca de processos do Windows 11 poderá ser muito útil, principalmente considerando que a instalação do sistema operacional, sem nenhuma instalação extra, terá 130 processos rodando ao mesmo tempo. Em computadores com muitos aplicativos (programas) instalados, é possível ter mais de 300 processos sendo executados simultaneamente.

Gerenciador de Tarefas do Windows 11 ganhará filtro de processos

Microsoft implementa recurso de pesquisa de processos no Gerenciador de Tarefas na versão beta do Windows 11. Fonte: Oficina da Net
Microsoft implementa recurso de pesquisa de processos no Gerenciador de Tarefas na versão beta do Windows 11. Fonte: Oficina da Net

A Microsoft anunciou que está testando um recurso que filtra processos no Gerenciador de Tarefas. A novidade está presente nas compilações (builds) de teste do Windows 11, que são disponibilizadas para os participantes do programa Windows Insider através do canal de desenvolvedores. A funcionalidade permite que o usuário pesquise por um processo no Gerenciador de Tarefas através do nome ou ID do processo.

No changelog do Windows 11 Insider build (compilação) 22623.891, é dito o seguinte:

O algoritmo de filtro corresponde à palavra-chave de contexto com todas as correspondências possíveis e as exibe na página atual. O filtro também é aplicado à medida que você alterna entre as páginas.

Você também pode usar o atalho de teclado ALT + F para focar na caixa de filtro.

Esse é um recurso útil se você deseja destacar um processo ou um grupo de processos e deseja agir ou apenas monitorar o desempenho dos processos filtrados.

Recurso de pesquisa por nome e ID de processos no Gerenciador de Tarefas do Windows 11 (beta). Fonte: Bleeping Computer
Recurso de pesquisa por nome e ID de processos no Gerenciador de Tarefas do Windows 11 (beta). Fonte: Bleeping Computer

Segundo o site BleepingComputer, há um certo atraso entre a inserção do nome ou ID do processo e a exibição do resultado. A compilação que possui este novo recurso também implementa o suporte a temas de cores ao Gerenciador de Tarefas, além da capacidade de desativar futuras confirmações ao ativar o "modo de eficiência" em um processo.

Captura de tela mostrando a opção para não perguntar novamente sobre a ativação do modo de eficiência para determinado aplicativo. Fonte: Bleeping Computer
Captura de tela mostrando a opção para não perguntar novamente sobre a ativação do "modo de eficiência" para determinado aplicativo. Fonte: Bleeping Computer

O que achou desta novidade que poderá chegar ao Windows 11 (versão estável)? Gostou? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!