Em breve o Windows 11 passará a recomendar a você ações para economizar energia. Na compilação (Build) 22623.885, versão de testes do Windows, a Microsoft lançou o novo recurso para alguns participantes do programa Windows Insider.

Com as recomendações de energia do Windows 11, o sistema operacional irá sugerir mudanças que poderão impactar de maneira a diminuir o consumo ou simplesmente evitar o gasto de energia cortando algum processo. Isso pode ser útil para aqueles que não têm acesso em determinado momento a uma tomada e querem estender ao máximo a duração da bateria do notebook.

Windows 11 agora avisa sobre PC usando muita energia

Microsoft começa a implementar recurso que dá dicas ao usuário para melhorar a eficiência energética do notebook. Fonte: Microsoft
Microsoft começa a implementar recurso que dá dicas ao usuário para melhorar a eficiência energética do notebook. Fonte: Microsoft

Para acessar o recurso "Recomendações de energia", basta ir ao aplicativo Configurações, selecionar "Sistema" na barra lateral e, em seguida, clicar em "Energia e Bateria". Desta forma, o usuário do notebook poderá melhorar a eficiência energética de seu notebook e ao mesmo tempo reduzir sua pegada de carbono.

Caso não saiba, a pegada de carbono é calculada utilizando o total de emissão de gases de efeito estufa causadas por um indivíduo, evento, organização, serviço, local ou produto, expresso em dióxido de carbono equivalente. Exemplos de atividades que geram emissões destes gases: queima de combustíveis fósseis, cultivo de arroz, criação de pastagem para gado, desmatamento, queimadas, produção de cimento, uso desenfreado de recursos naturais, entre outras.

O que achou do novo recurso voltado para a eficiência energética que está sendo implementado no Windows 11 pela Microsoft? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!