A Microsoft anunciou que o cronograma de atualizações está mudando. Agora o tradicional ciclo de lançamento de três anos para as principais versões do Windows será retomado. Além disso, a empresa promete aumentar a implementação de novos recursos no Windows 11.

É estranho, mas faz somente 1 ano que a Microsoft anunciou que mudou a cadência no lançamento de novas versões do Windows para um ciclo anual. Segundo o site windowscentral, como as "principais" versões do Windows serão lançadas a cada 3 anos, o Windows 12 deverá chegar em 2024, três anos após o lançamento do Windows 11.

Com essa alteração nos planos de lançamento do Windows, a versão cliente do Windows de codinome Sun Valley 3 que havia sido planejada para 2023 foi descartada. Agora a Microsoft está se concentrando nos "Moments", projeto criado para o lançamento de novos recursos e experiências chave ao longo do ano. De acordo com o site windowscentral, a empresa irá lançar novos recursos para a versão de mercado do Windows quatro vezes ao ano, começando no ano que vem.

Windows Sun Valley 3 não será mais lançado e Windows 12 chega em 2024. Fonte: Oficina da Net

A ideia dos "Moments" é agrupar um conjunto de novos recursos que foram testados pelos Insiders e lançar na versão do Windows voltada ao público geral. Como o Sun Valley 3 foi descartado, as novas funcionalidades serão lançadas no Sun Valley 2.

Como será o nome dado nas próximas atualizações do Windows 11?

Com a chegada dos "Moments", caracterizados como recursos que foram planejados pela Microsoft para serem lançados em conjunto, não se sabe ainda como será chamada a próxima atualização principal do Windows 11. Há a chance de a empresa chamar de Windows 11 versão 23H2 ou algo relacionado ao nome "Moments".