O Windows 11 permitirá ripar CDs facilmente através de seu novo Media Player. A atualização do Windows Media Player para Windows 11 está disponível atualmente para testadores no Dev Channel, mas será disponibilizada para todos no final deste mês de julho.

Com o lançamento do Windows 11, o tradicional reprodutor de mídias nativo do sistema operacional da Microsoft, o Windows Media Player, ganhou um redesign com a WinUI e o Fluent Design. Agora, o software está recebendo suporte a recursos disponíveis na versão original.

Com a última atualização no Windows 11 para Insiders, o Windows Media Player (versão 11.2206.30.0) ganhou suporte à reprodução de CD. Além disso, foram implementadas melhorias no tema e no estilo do media player, assim como alterações para garantir uma experiência suave ao arrastar e soltar arquivos no reprodutor de mídias.

A atualização mais recente do Windows Media Player para Windows 11 permite que o usuário copie músicas para o computador a partir da leitura de um CD. Na imagem abaixo é possível ver uma opção para selecionar o formato do arquivo (exemplo: FLAC, ALAC, MP3) que você deseja utilizar ao reproduzir a música, além da configuração de regulagem do bitrate da faixa (exemplo: 256kbps, 320kbps).

Captura de tela do novo Windows Media Player para Windows 11 exibindo a janela de configurações para ripar as músicas de um CD. Fonte: Microsoft
Captura de tela do novo Windows Media Player para Windows 11 exibindo a janela de configurações para ripar as músicas de um CD. Fonte: Microsoft

Por que ripar um CD de música?

Há diversos motivos para que a pessoa queira ripar um CD de música. Um deles é para facilitar a reprodução de suas faixas favoritas no computador sem a necessidade de inserir o disco no leitor toda vez que quiser ouvir música. Outra razão para isso seria para copiar os arquivos do álbum para outro dispositivo como, por exemplo, celulares, DAPs (Digital Audio Players), HDDs Externos ou pen drives.

Além dos pontos citados acima, ainda há o fato de que ao ripar um CD, você terá a certeza da qualidade do arquivo de música que você está reproduzindo em seu dispositivo. Isso não pode ser dito ao utilizar serviços de streaming de música ou músicas baixadas em sites duvidosos na internet.

Windows Media Player para Windows 11: Como ripar um CD de música

Para ripar um CD de música no novo Windows Media Player para Windows 11, siga o passo a passo abaixo.

Passo 01: Insira o disco no leitor do seu computador ou uma unidade externa.

Passo 02: Ignore a janela de reprodução automática caso ela apareça e abra o Windows Media Player.

Passo 03: Selecione no Windows Media Player a seção "CD de áudio" ("Audio CD").

Passo 04: Vá nas configurações ("Rip Settings") para alterar o formato e o bitrate do arquivo.

Passo 05: Clique em "Ripar CD" ("Rip CD") para que o aplicativo do Media Player copie as músicas do disco.

Lançamento e disponibilidade

Como já foi dito, infelizmente a nova atualização do Windows Media Player para Windows 11 que permite ao usuário ripar CDs de música está disponível somente no canal de teste do sistema operacional. Entretanto, a previsão para o lançamento desta versão do aplicativo com o novo recurso está prevista para o final de julho de 2022. Fique atento às atualizações da Microsoft Store!

O que achou deste tutorial e apresentação sobre a nova funcionalidade do Windows Media Player para Windows 11? Gostou? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!