Como resolver o problema de Consumo de disco em 100% no Windows

Aprenda a resolver o erro de consumo de 100% de disco nas últimas versões do Windows

Por Windows

Um dos diversos problemas recorrentes das últimas versões do Windows (7, 8, 8.1 e 10) é o conhecido e odiado “100% do uso de Disco”, que deixa diversas funções do seu computador extremamente lentas, pois um processo está ocupando toda a taxa de gravação/leitura que o seu HD suporta.

O bug dos 100% de uso de disco é comum com vários usuários, desde os mais simples a até os mais exigentes, que de fato usam bastante a capacidade da sua máquina, os passos que mostraremos aqui servem muito bem para qualquer versão do sistema operacional da Microsoft, o que pode mudar são apenas alguns ícones.

Comece a sua jornada, tentando desativar o Windows Search. Ele é um vilão do disco. O Windows mantém este processo ativo sempre em segundo plano para indexar as informações do pc, para quando você utilizar a busca, ele encontrar mais rápido. Porém, sem eficácia alguma. 

Para desligar o Windows Search, aperte CTRL + R para abrir o EXECUTAR.

Digite services.msc

Depois procure pelo Windows Search

Botão direito do mouse e clique no PARAR.

Isto fará com que o processo pare por completo. Por fim, clique duas vezes nele, vai abrir uma janela. Na guia Geral, procure o campo Tipo de Inicialização, então escolha Desativado. Isto fará com que o processo não inicie quando o Windows ligar. 


Assim, já não será mais o Windows Search, o causador de consumo de disco. 

Outro problema que pode ser, é a quantidade de itens na inicialização do PC. Para resolver e amenizar as coisas, clique com o botão direito do mouse sobre a barra de ferramentas, para abrir o gerenciador de tarefas. Ou então o famoso, CTRL + ALT + DEL e gerenciador de tarefas. 

Vá na guia inicialização, e desative tudo que achar desnecessário. Como na minha tela, desativei tudo menos o antivírus que creio que é o mais consumidor de recurso na inicialização do meu PC, mas ele precisa atualizar quando abre. 

Estas dicas já podem salvar um bocado o uso de disco. Agora caso ainda não resolva. Existe um método, que é usar memória em favor do disco. Pode ser arriscado, mas quem sabe pode lhe ajudar. Veja abaixo os passos:

Neste tutorial você vai aprender uma das diversas maneiras de corrigir este problema, no entanto, esta é a mais fácil e prática de todas, ainda mais sendo detalhadamente explicada passo a passo. No fim da matéria, você já vera a diferença em seu computador. ;)

Para começar vamos abrir o Explorador de arquivos do Windows, basta clicar no ícone que por padrão vem na sua barra de tarefas.

No menu “Este Computador” ou “Meu Computador”, clique com o botão direito e vá até a opção “Propriedades”, clique sobre ela.

Clique sobre a opção “Configurações avançadas do sistema”, é aqui que faremos as verdadeiras modificações.

Na janela que abrir, certifique-se que você está na aba “Avançado” e então clique sobre o botão “Configurações...”.

Na nova janela, vá novamente para a aba “Avançado” e então clique sobre o botão “Alterar...

Desmarque a opção “Gerenciar automaticamente ...” para podermos ter acesso às configurações de gerenciamento de dados.

Marque a opção “Sem arquivo de paginação” e então clique sobre “Definir”.

Confirme a ação clicando em “Sim” no aviso que aparecer na tela.

Pronto, agora basta clicar em “OK” na janela anterior.

Clique em “OK” novamente.

Clique em “OK” mais uma vez.

Leia também:

Agora o seu computador já não deve ter mais o problema do uso de 100% de disco. Para garantir que todas as alterações sejam aplicadas, recomendamos que você reinicie a sua máquina.

Caso você ainda tenha alguma dúvida sobre o processo do tutorial ou então gostaria de ver algum outro tutorial aqui no Oficina da Net, deixe o seu comentário abaixo, vamos te ajudar assim que possível! :)

Siga nas redes
Últimas publicações
O QUE LER EM SEGUIDA
Assuntos Guiadowindows10, Windows e Desempenho
Siga nas redes
Encontrou algum erro no texto?

Entre em contato com o autor e nos ajude a melhorar a qualidade dos posts cada vez mais!

AVISAR
Comentários
ASSINE NOSSA NEWSLETTER

As melhores publicações no
seu e-mail