O gerenciador de arquivos do Windows, lançado originalmente em 1990 no Windows 3.0, ganhou uma nova versão para o Windows 10 e Windows 11. Com o código fonte lançado em 2018, a atualização do gerenciador de arquivos foi refeita pela equipe de funcionários liderada por Craig Wittenberg, arquiteto do Microsoft Azure.

O novo gerenciador de arquivos do Windows pode ser baixado através do GitHub ou da Microsoft Store. Ao fazer o download e instalar o programa, o usuário irá "voltar" à década de 90 novamente para gerenciar seus arquivos.

Como funciona o gerenciador de arquivos

Ao utilizar o gerenciador de arquivos do Windows, o usuário irá notar que quase todos os seus recursos são feitos através de um ícone na parte superior da janela ou através de cliques com o botão direito do mouse em cima de uma pasta. Através de seu layout de pastas em formato de "arvore", é possível localizar facilmente o caminho percorrido ou achar alguma pasta em específico de forma visual (sem utilizar uma caixa de busca).

Captura de tela do gerenciador de arquivos (file manager). Fonte: Microsoft
Captura de tela do gerenciador de arquivos (file manager). Fonte: Microsoft

Lançamento e disponibilidade

A nova versão do gerenciador de arquivos já está disponível na Microsoft Store e no GitHub. Acredita-se que com a atualização Sun Valley 2 do Windows 11, pode haver outras melhorias no Windows Explorer, que possui tudo o que o gerenciador de arquivos não faz tão bem e pode entregar algo a mais para o público em 2022. A adição da visualização de várias janelas dentro de uma janela do Explorer seria algo muito mais útil do que temos agora.

O que achou desta novidade? Chegou a usar o gerenciador de arquivos no Windows 3.0? Compartilhe a matéria com os amigos de sua época para lembrar os "bons tempos".