Caso você precise alternar de janelas e queira manter um aplicativo específico sempre sendo exibido na tela, o programa de código aberto PowerToys, desenvolvido pela Microsoft, pode lhe ajudar a conseguir isso. Recentemente o software começou a receber uma nova atualização trazendo novos recursos para seus usuários, incluindo a função "Always On Top" para Windows 10 e Windows 11.

Como o próprio nome sugere, a nova funcionalidade do PowerToys permite que você fixe a janela de um aplicativo para que ela fique sempre visível na tela, mesmo quando abrir outro programa. Isso é extremamente útil quando se tem várias janelas de aplicativos abertas ao mesmo tempo e se deseja que uma delas sempre esteja visível para acessar de forma rápida.

Função "Always On Top"

Anteriormente, somente o app Calculadora do Windows possuía a função "Always On Top", mas agora a mesma funcionalidade está disponível para todos os aplicativos através do PowerToys. Como você pode conferir na imagem abaixo, é possível fazer com que janelas fiquem acima das outras mesmo quando o programa não está sendo utilizado no momento pelo usuário.

Função Always On Top.
Função "Always On Top".

A novidade está sendo implementada no PowerToys versão 0.53.1 e pode ser acessada através do atalho Win + Ctrl + T. Entretanto, é importante salientar que este comando de atalho só irá funcionar quando o PowerToys estiver sendo executado em segundo plano. O motivo disso é que o PowerToys não está embutido no Windows e é necessário que o usuário permita a execução do app em segundo plano e na inicialização do sistema operacional.

Caso o usuário queira, é possível personalizar o contorno de janela do aplicativo fixado na tela ou simplesmente desativá-los caso queira algo limpo. Também há a opinião de desativar a função da janela sempre visível quando estiver jogando ou no Modo de Jogo do Windows.

Para desativar a função "Always On Top" do PowerToys, basta fechar a janela do aplicativo ou utilizar o atalho Win + Ctrl + T.

Opções da função Always On Top no PowerToys.
Opções da função "Always On Top" no PowerToys.

Lançamento e disponibilidade

A ultima versão do programa PowerToys (0.53.1), desenvolvido pela Microsoft, pode ser baixada através do site GitHub e na Microsoft Store.