Após os problemas de lentidão com hardware AMD, que já foram corrigidos na atualização KB5007215, o Windows 11 está sofrendo agora com uma queda de desempenho em SSDs NVMe. A informação veio através do site XDADevelopers, onde é dito que em diversos tópicos no Reddit e nos fóruns de suporte da Microsoft usuários têm relatado um desempenho abaixo do comum ao instalar o Windows 11.

Os relatos de usuários que reclamaram da queda de desempenho nos SSDs utilizaram o CrystalDiskMark e AS-SSD para determinar o estado do hardware. Os testes feitos mostram que o Windows 11 faz com que SSDs NVMe fiquem dezenas de vezes mais lento. O bug afeta especificamente a gravação aleatória enquanto outras métricas não são afetadas. Confira abaixo um benchmark compartilhado pelo usuário MahtiDruidi no Reddit executando o mesmo SSD no Windows 10 e Windows 11.

Desempenho de um SSD utilizado com Windows 10 21H1 (esquerda) e com Windows 11 Build 22000.176 (direita). Fonte: MahtiDruidi (reddit)
Desempenho de um SSD utilizado com Windows 10 21H1 (esquerda) e com Windows 11 Build 22000.176 (direita). Fonte: MahtiDruidi (reddit)

Erro afeta somente SSD que contém o sistema operacional

Recentemente foi descoberto que o erro que afeta o desempenho em SSDs no Windows 11 afeta somente a unidade que tem o SSD instalado. Caso o usuário tenha um segundo SSD, ele não será afetado mesmo sendo acessado no sistema operacional mais recente da Microsoft. O usuário PleasedPen25317 compartilhou nos fóruns de suporte da Microsoft uma imagem comparando dois SSDs Samsung 980 Pro de 2TB no mesmo PC para mostrar o quão grande pode ser a diferença.

Desempenho de dois SSDs Samsung 980 Pro de 2TB no mesmo SO, sendo o da esquerda com o Windows 11 instalado. Fonte: PleasedPen25317  (fóruns de suporte da Microsoft)
Desempenho de dois SSDs Samsung 980 Pro de 2TB no mesmo SO, sendo o da esquerda com o Windows 11 instalado. Fonte: PleasedPen25317 (fóruns de suporte da Microsoft)

Última atualização do Windows 11 melhorou um pouco o desempenho dos SSDs

De acordo com outro relato compartilhado, a Build 22000.348 do Windows 11 trouxe uma pequena melhoria de desempenho para os SSDs. Entretanto, é impressionante saber que um engenheiro da Microsoft disse no Reddit que o problema já havia sido identificado três meses atrás, quando o Windows 11 ainda estava em fase beta, e que infelizmente os desenvolvedores ainda não conseguiram solucionar o bug.

Quando virá uma solução para a lentidão de SSDs no Windows 11?

Acredita-se que à medida que mais relatos sobre a lentidão em SSDs surjam, mais rapidamente a Microsoft irá consertar o problema.