A atualização KB5007215 do Windows 11 é uma atualização que está sendo disponibilizada para todos, fora do Programa Windows Insider e traz diversas correções para erros que estavam causando problemas de desempenho para alguns usuários. Este patch será baixado e instalado automaticamente, pois faz parte do ciclo Patch Tuesday. É importante frisar que ele corrige a redução de desempenho causada por conflitos com alguns modelos de processadores Ryzen da AMD, algo que afetou diversos usuários no novo sistema operacional da Microsoft.

No início de outubro, a AMD e a Microsoft confirmaram que computadores com processadores Ryzen (alguns usuários relataram problemas com os EPYC também) tiveram uma queda de desempenho no Windows 11. De acordo com as informações, a latência do cache L3 pode aumentar em até 3 vezes, afetando o desempenho de aplicações que utilizam muita memória. Além disso, a AMD diz que o impacto pode ser de 3 a 5 por cento na queda de desempenho em certos programas, mas em jogos poderia haver uma queda de performance entre 10-15%. Felizmente a nova atualização KB5007215 traz correções para estes problemas.

Quando você instalar a atualização opcional KB5007215 do Windows 11 versão 21H2, o sistema operacional mudará para a Build 22000.318. Ao verificar as atualizações do sistema operacional através do Windows Update, irá aparecer a seguinte descrição:

"2021-11 Atualização Cumulativa do Windows 11 para sistemas operacionais baseados em x64 (KB5007215) está disponível."

Captura de tela do Windows Update com a atualização KB5007215 para Windows 11. Fonte: Nicolas Muller (Oficina da Net)
Captura de tela do Windows Update com a atualização KB5007215 para Windows 11. Fonte: Nicolas Muller (Oficina da Net)

Como baixar a atualização agora

Para obter as melhorias de desempenho proporcionadas pela nova atualização do Windows 11, siga os passos:

Passo 01: Abra as configurações do Windows.

Passo 02: Selecione a opção "Windows Update" na coluna ao lado esquerdo.

Passo 03: Selecione "verificar se há atualizações".

Passo 04: Ao localizar a atualização, ela será baixada e instalada automaticamente.

Passo 05: Selecione em "Reiniciar agora".

Baixe e instale manualmente a atualização KB5007215

É possível baixar a atualização KB5007215 para Windows 11 manualmente aqui. Ao acessar o catálogo do Microsoft Update, você deverá selecionar o botão "transferir" ao lado da versão que deseja baixar do Windows 11. Em seguida, basta selecionar com o botão direito no link e selecionar "salvar como" para começar o download.

Resumo da atualização do Windows 11 KB5007215 (Build 22000.318)

  • Corrige um problema que pode impedir a abertura do menu Iniciar.
  • Corrige vários problemas com a interface de usuário moderna do Explorer.exe e do File Explorer.
  • Corrige vazamento de memória e problemas de desempenho.
  • Corrige o atraso dos dispositivos Bluetooth.
  • Corrige um bug que faz com que os dispositivos parem de responder.

O que há de novo e corrigido no Windows 11 KB5007215 (Build 22000.318)

O problema de desempenho mencionado no início desta matéria ocorreu devido a conflitos de compatibilidade entre o Windows 11 e o hardware da AMD. Segundo a AMD, as quedas de desempenho são mais perceptíveis em processadores mais novos que operam a 65W. Felizmente a Microsoft resolveu esse problema na Build 22000.318 do Windows 11. Essa atualização pode ser baixada através do Windows Update.

Atualização KB5007215 do Windows 11 resolve problemas do Explorador de Arquivos (File Explorer)

Além das correções implementadas para melhorar o desempenho em máquinas com processadores AMD, a atualização KB5007215 também corrige falhas relacionadas ao Explorador de Arquivos (File Explorer). De acordo com a Microsoft, foi solucionado um problema de desempenho ao mover as janelas de um aplicativo, além de um atraso na animação quando a janela do Explorador de arquivos estava aberta ou visível na tela.

Também foi corrigido um problema de interface do Explorador de Arquivos que apresentava inconsistências no funcionamento ao renomear arquivos utilizando o modo de exibição de pastas. Outro problema solucionado foi na Windows Search (Pesquisa do Windows), onde a pesquisa poderia falhar quando o índice era danificado de certas maneiras.

Confira abaixo uma lista de outras correções aplicadas no patch disponibilizado hoje:

  • Corrige um problema que pode resultar em problemas de gravação da Barra de Jogos Xbox
  • Corrige um problema que estava causando distorção no áudio.
  • Corrige vazamentos de memória causados ​​pelo processo lsass.exe.
  • Corrige erros do BitLocker em máquinas virtuais.
  • Corrige um bug que impede que os aplicativos do Office funcionem em certas máquinas.
  • A Microsoft fez ajustes nas cores do tema de contraste e os hiperlinks agora ficam mais distintos quando você passa o mouse sobre eles.
  • Corrige um problema que pode resultar em uma tela de bloqueio preta ao configurar uma apresentação de slides.

Além desta atualização acima, também foi disponibilizado pela Microsoft a atualização cumulativa KB5007186 para Windows 11. Este patch realiza diversas correções de bugs e é indicado a instalação.