Como todo lançamento de um novo sistema operacional, há sempre diversos bugs que acabam aparecendo, mesmo após diversos testes. A Microsoft chegou a lançar diversas atualizações para os participantes do Programa Windows Insider, mas como sempre, há erros que acabam passando despercebidos por diversos motivos. A versão final (estável) do Windows 11, mais conhecida como Windows versão 21H2 Build 22000.194 acabou causando para alguns uma grande queda de desempenho, problemas de internet e diversos outros bugs, incluindo um que afeta PCs com hardware da AMD.

O Windows 11 estreou oficialmente no dia 5 de outubro trazendo um novo menu Iniciar, um novo centro de notificações e um downgrade da barra de tarefas. De acordo com alguns benchmarks, acreditou-se que o Windows 11 é um pouco mais rápido que o Windows 10. Entretanto, a AMD acabou confirmando recentemente a lentidão que está acontecendo em PCs que utilizam seu hardware.

Microsoft e AMD estão investigando a causa da lentidão em PCs com Windows 11

Segundo um relatório publicado pela AMD, o Windows 11 pode ter uma redução de desempenho em alguns aplicativos. De acordo com as informações disponibilizadas pela desenvolvedora de processadores e placas de vídeo, a latência do cache L3 pode aumentar em até 3 vezes, afetando o desempenho de aplicações que utilizam muita memória. A companhia diz que o impacto pode ser de 3 a 5 por cento na queda de desempenho em certos programas, mas em jogos pode haver uma queda de performance de 10-15%.

Microsoft planeja corrigir problema relacionado ao hardware da AMD na próxima atualização de outubro

De acordo com a Microsoft, a empresa já planeja oferecer uma correção para os usuários que possuem PCs com hardware AMD até o final deste mês de outubro. É interessante notar que o Windows 11 está com um bug que ignora os threads da CPU. Segundo a AMD, os programas "sensíveis a threads de CPU podem apresentar problemas de desempenho". É dito:

"O impacto no desempenho pode ser mais detectável em processadores de 8 núcleos acima de 65W TDP. Uma atualização de software está em desenvolvimento para resolver esse problema com disponibilidade prevista para outubro de 2021."

Virtualization-based Security (VBS) é ativado por padrão no Windows 11 e causa queda de desempenho

De acordo com a UL Procyon, empresa de benchmarking, foi confirmado que o Virtualization-based Security (VBS), agora ativado por padrão no Windows 11, está causando queda no desempenho dos computadores. O resultado disso é a queda na pontuação dos benchmarks em PCs com Windows 11 versão 21H2 que estão com o VBS habilitado.

O que é o Virtualization-based Security (VBS): É um recurso de virtualização de hardware que permite ao Windows oferecer soluções de segurança adicionais e proteger o sistema operacional de vulnerabilidades conhecidas.

Ao que parece, o Windows 11 está ativando o VBS por padrão em novos dispositivos e instalações limpas, trazendo a queda de desempenho. Caso você tenha feito a atualização do Windows 10 para o Windows 11, não haverá problemas de desempenho.

Como desativar o VBS no Windows 11

Para desativar o VBS no Windows 11, siga o passo a passo abaixo.

Passo 01: Abra o Windows Search .

Passo 02: Procure por Isolamento de núcleo para abrir a Segurança do Windows .

Passo 03: Desligue o recurso Memory Integrity e reinicie o PC.

Passo 04: Abra o Editor do Registro e navegue até o seguinte local.

HKEY_LOCAL_MACHINE System CurrentControlSet Control DeviceGuard

Passo 05: Toque duas vezes em EnableVirtualizationBasedSecurity e defina-o como 0.

Probelmas conhecidos da 1ª versão estável do Windows 11

Outros problemas já foram detectados pela Microsoft. Confira abaixo!