No início de novembro, após a atualização do Patch Tuesday de novembro de 2021, o Windows 11 começou a apresentar erros em diversos aplicativos, incluindo Ferramenta de Recorte (Snipping Tool). O bug estava relacionado aos certificados que expiraram e causavam o travamento de apps e BSOD (Blue Screen of Death ou Tela Azul da Morte). Felizmente, estes problemas foram corrigidos na atualização KB5007262 do Windows 11 para participantes do Windows Insider.

Atualização KB5007262 do Windows 11 corrige o travamento de apps

De acordo com o relatório de problemas da Microsoft, foi dito pela empresa que o bug citado acima resultava em falhas do Microsoft Installer (MSI). Segundo as descobertas da desenvolvedora do Windows, os aplicativos afetados possuem soluções de segurança da Kaspersky. É dito que os aplicativos travam quando o usuário aplica uma atualização no programa afetado ou tenta repará-lo utilizando as Configurações do Windows ou o Solucionador de Problemas.

Através da atualização KB5007262 para Windows 11, a Microsoft trouxe uma correção para estes problemas que estão causando o travamento de diversos aplicativos no sistema operacional. O update disponibilizado para Insiders avança o sistema operacional para o Windows 11 Build 22000.348.

Segundo as notas da nova atualização, o novo patch possui uma correção para um bug que impedia que os apps fossem abertos após a atualização ou reparação dos mesmos pelo Microsoft Installer (MSI). É importante reforçar que este update está disponível, por enquanto, somente para beta testers, mas deverá ser lançado em breve para o público geral.

Outras correções que vem na atualização KB5007262 para Windows 11 (Build 22000.348)

A nova atualização KB5007262 para Windows 11 deverá ser disponibilizada nos próximos dias para todos. É importante lembrar que neste caso ela será opcional e só poderá ser instalada manualmente pelo usuário via Windows Update. O patch irá aplicar correções para vários outros problemas, além do que causa o travamento de aplicativos.

Foi corrigido na Build 22000.348 do Windows 11 um problema que afetava o PowerShell 7.1 e posterior. Segundo os desenvolvedores, o bug interrompia o funcionamento do cmdlet do Appx PowerShell em algumas máquinas. Foi solucionado também outro bug que causava a exibição do erro de "imagem ruim" na inicialização do sistema operacional.

Outro erro corrigido pela Microsoft no novo patch é um que causava o travamento do searchindexer.exe ou elevava o uso de memória. Este problema geralmente ocorria em computadores que estavam passando por um "dismount" (desmontagem) na área de trabalho remota.

Também foi corrigido um bug que fazia os computadores pararem de responder quando voltavam do modo de espera ou hibernação. Esse problema foi relatado em máquinas com processadores específicos, porém a Microsoft não listou mais CPUs foram afetados.

Problemas conhecidos que surgiram com a última atualização

Até o momento, a Microsoft não está ciente de problemas críticos na atualização KB5007262. Porém, caso haja algum bug, não deixe de relatar para o redator desta matéria.