O aplicativo do Xbox para Windows está ganhando em sua versão beta um aprimoramento que irá melhorar consideravelmente o processo de instalação de jogos a partir da Microsoft Store. No início deste mês, fontes familiarizadas com os planos da Microsoft chegaram a informar o site TheVerge sobre os planos de dar maior controle sobre onde os jogos são instalados.

Anteriormente, a Microsoft Store restringia o acesso do usuário ao local onde os jogos eram instalados. Isso tornava o processo de backup ou a transferência de jogos para outros lugares difícil. No fim, os jogadores eram obrigados a desinstalar e instalar novamente jogos caso eles quisessem mudar onde determinado título estava instalado.

Mensagem que aparecia anteriormente ao tentar alterar o local de um jogo. Fonte: TheVerge
Mensagem que aparecia anteriormente ao tentar alterar o local de um jogo. Fonte: TheVerge

Agora é possível escolher o local onde o jogo será salvo

Agora, após a última atualização da versão beta do aplicativo Xbox para Windows, é possível escolher o local onde será salvo determinado jogo. Caso você já tenha títulos instalados, também será possível movê-los para outras unidades de armazenamento caso queira.

Captura de tela do app Xbox em sua versão beta com a função de controle de instalação de jogos. Fonte: TheVerge
Captura de tela do app Xbox em sua versão beta com a função de controle de instalação de jogos. Fonte: TheVerge

É possível testar a novidade através do download do app Xbox Insider Hub na Microsoft Store. Feito isso, será necessário entrar no preview do "Windows Gaming" no aplicativo. Entretanto, saiba que a desenvolvedora do Windows cita diversos problemas presentes neste lançamento inicial como, por exemplo, inconsistência na abertura de alguns jogos em HDDs (ou SSDs) externos e títulos que não suportam o novo recurso.

Nada de jogos da Steam ainda

Infelizmente ainda não é possível adicionar jogos baixados da Microsoft Store na Steam. O motivo disso é que o app Xbox ainda está em desenvolvimento e é necessário resolver diversos bugs ainda. Quando o aplicativo for disponibilizado oficialmente para todos, é provável que esta opção funcione normalmente.